avatar cliente
Olá! Faça seu login

Meu Carrinho

Subtotal:

Novo iPad: As novidades do novo tablet da Apple

Pelo Pinguim, direto do E-Glu

Que a Apple lançou seu o novo iPad no início de março, todos devem saber, mas e quanto às novidades? Será que devemos esperar para comprar o novo modelo ou o iPad 2 ainda vale a pena? Bom, vamos responder a essas perguntas.

No dia 7 de março, a Apple apresentou o novo iPad, a terceira geração do tablet mais famoso do mundo. Ele não trouxe nenhuma grande mudança na aparência e por isso mesmo muita gente se pergunta se ele mudou tanto assim para valer a pena trocar de iPad.

Ele mudou sim. Realmente, na aparência continua o mesmo, mas no seu interior e no seu poder de processamento, ele ganhou um excelente upgrade. Para um usuário que não exija tanto assim em desempenho, talvez ainda não seja o momento de trocar, mas para quem gosta de novidades e de ter sempre o melhor hardware possível, o novo iPad é ideal.

novo iPad Apple tablet lançamento iOS

Mas por dentro...

Como dissemos, por fora pouca coisa mudou. O posicionamento da câmera, bem como seu tamanho, estão ligeiramente diferentes no novo iPad e sua espessura é um pouco maior. Pode não parecer tanta coisa assim - e realmente não é - mas é diferença suficiente para que as capas do iPad 2 não encaixem com precisão. Vale destacar que as Smart Cover ainda funcionam perfeitamente.

Basicamente, podemos resumir (se é que é justo usar esta palavra) as novidades em cinco: novo iOS 5.1; Tela Retina; velocidade de conexão 4G LTE, nova câmera iSight e novo processador A5X.

capa iPad 2 Smart Cover imã magnético Apple

Nova versão do sistema operacional

A Apple lança atualizações periódicas de seu sistema operacional mobile, o iOS. No dia do lançamento do novo iPad, a empresa de Cupertino apresentou o iOS 5.1, primeira grande atualização do iOS 5.

As novidades não são tão grandes assim, portanto não é uma mudança radical no funcionamento ou nas funções do iPad (e também do iPhone). Se você tem um iPhone 4 ou iPad 2, recomendamos o upgrade por questões de segurança, desempenho e economia de bateria - além da facilidade em acessar a câmera na própria proteção de tela, no caso do iPhone. Mas se você comprar um iPad 3 (ou um iPhone 4S, hoje), ele já virá atualizado.

Tela Retina

Esta sim foi uma novidade há muito esperada e comentada. Finalmente, o iPad recebeu a tela de alta resolução que o iPhone 4 e iPhone 4S já possuem. São 264 pixels por polegada que fazem com que a uma distância de alguns centímetros dos olhos do usuário, não seja possível perceber pixel algum.

novo iPad Apple iOS tablet Retina Display tela alta resolução

Para "aguentar" esta tela, a Apple trabalhou com um novo chip, o A5X.

Mas o que é pixel?

Para explicar melhor, precisamos explicar o que é um pixel. Em imagens digitais, um pixel é a unidade mínima de exibição ou seja, um ponto. Uma imagem digital é formada por milhões de pontinhos, como se fosse um grande mosaico em miniatura (grande, porque a quantidade de “pastilhas” do mosaico é enorme, em miniatura porque cabe tudo num espaço pequeno em sua tela).

Cada pixel, em imagens preto e branco, pode ter apenas dois valores: um e zero. Em imagens em tons de cinza, cada tom tem um valor numérico entre 0 e 255. Em imagens coloridas, cada pixel guarda um valor numérico que corresponde à cor (verde, amarelo, vermelho, cor de burro quando foge...) e à intensidade dessa cor - amarelo claro, amarelo escuro, e tudo o que tem no meio. Esse valor pode ser bem grande, dependendo da imagem.

Sendo assim, as imagens são formadas por milhões de pixels, cada um contendo um número que representa uma cor. Quanto mais pixels, maior a resolução de uma imagem e mais espaço ocupado na memória. Quanto mais cores, também aumenta a quantidade de bits que cada pixel ocupa na memória do dispositivo. É por isso que uma imagem em preto e branco tende a ter um tamanho de arquivo menor do que a mesma imagem colorida.

Novo poder de processamento

O iPad 2 e o iPhone 4S possuem um dos mais avançados processadores de dispositivos móveis, o A5. Espera-se que o iPhone 5, que deve ser lançado na segunda metade de 2012, virá com o chip A6. Sendo assim, a Apple optou por usar um processador intermediário para o novo iPad, o A5X.

Ele ainda possui dois núcleos (dualcore) mas possui uma GPU mais potente. A GPU é a Unidade de Processamento Gráfico do processador, responsável pela qualidade de vídeo de um dispositivo. Além da tela Retina, este novo chip também tem papel fundamental na nova câmera iSight.

Fotos como nunca em um tablet

A nova câmera do iPad recebeu até mesmo um novo nome, vindo da linha de computadores da Apple. A câmera iSight do novo tablet, desenvolvida com um arranjo especial de lentes da Apple, possui resolução de 5 megapixels e grava vídeos em alta definição HD 1080p.

O software da iSight ainda ajuda mais, contando com recursos presentes em câmeras fotográficas, como detecção de rostos e ajuste de foco e exposição com apenas um toque.

iOS app aplicativo novo iPad iSight câmera Apple
exemplo foto novo iPad iSight câmera Apple

A nova rede 4G LTE

Os rumores de antes do lançamento do iPad de terceira geração até mesmo indicavam a possibilidade dele ter suporte a “ultrarrápida” rede 4G. Mesmo assim, quando Tim Cook, o CEO da Apple, anunciou que a nova versão seria 4G LTE, foi uma excelente notícia.

Isso quer dizer, teoricamente (e explicaremos isso já, já) que países com uma rede 4G estabelecida, o iPad poderá ser utilizado com ela. Porém, não é tão simples assim. A Apple trabalhou com as operadoras AT&T e Verizon nos Estados Unidos, para desenvolver o novo iPad. Assim, o tablet tem suporte à frequência destas duas operadoras e não necessariamente de outras.

O que acontece é que as redes 4G ainda não possuem um padrão de frequência estabelecido e as operadoras trabalham de forma diferente. Algo parecido acontece aqui no Brasil, em que a operadora Vivo, por exemplo, atua em uma faixa de frequência diferente das demais, fazendo com que aparelhos criados especificamente para a operadora não funcione nas outras. Da mesma forma, o iPad desenvolvido para as operadoras 4G dos EUA, não necessariamente funcionarão em todas as redes.

Se serve de consolo, nós brasileiros não precisamos nos preocupar com isso, já que, por aqui, ainda não há uma rede 4G estabelecida e o novo iPad funcionará normalmente na rede 3G das operadoras brasileiras.

Quase a Siri

Muita gente esperava pela assistente pessoal do iPhone 4S, a Siri, chegando também para o novo iPad. Porém, para tristeza geral, isso não aconteceu.

Para quem não conhece, a Siri é u ma interface de comunicação entre o celular e o usuário, que entende perguntas feitas naturalmente usando a fala - em inglês, francês, alemão e japonês - e dá a resposta.

Pode-se perguntar sobre o clima, sobre uma receita de sobremesa, sobre um fato histórico, pedir para a Siri marcar compromissos em sua agenda, adicionar uma tarefa, e muito mais. E é “a” Siri mesmo, é uma moça.

Porém, mesmo não tendo levado a assistente para o novo iPad, a Apple trouxe o Voice Dictation para o tablet. Este recurso utiliza o reconhecimento de voz da Siri para transformar ditados em texto escrito. Para quem acha o teclado virtual do iPad terrível, é uma mão na roda.

voice dictation Siri texto voz iOS 5.1 novo iPad

Bateria para aguentar

Para “dar conta” de todo este novo poder, a Apple precisou trabalhar também com a bateria do novo iPad. A empresa sempre prezou pela melhor experiência de uso e, desde o iPad 2, ela promete dez horas de bateria. Para aguentar o novo processador A5X, a nova câmera e o Tela Retina, a Apple aumentou a capacidade de sua bateria, praticamente sem ter ganho de tamanho ou peso para o tablet. Claro, com mais recursos consumindo mais bateria, a duração da carga acabou sendo a mesma: dez horas. Só que o iPad “3” faz muito mais coisas nesse período.

E quando veremos o iPad nas lojas

Nas lojas dos EUA e de outros países como Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Cingapura, Suíça, Reino Unido e os Ilhas Virgens Americanas, o novo iPad está disponível desde o dia 16 de março. Até o final de março (possivelmente dia 29), o iPad chega ainda à Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

No Brasil? Ah, no Brasil todos nós sabemos como é: as coisas demoram bastante. O primeiro iPad, lançado em 27 de janeiro de 2010 nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 30 de novembro daquele ano. Com o iPad 2, a coisa melhorou um pouco e o tablet, lançado em 2 de março de 2011 chegou por aqui em 27 de maio. O mais recente iDevice lançado, o iPhone 4S, que surgiu nos EUA no dia 5 de outubro do ano passado chegou por aqui em 16 de dezembro.

É provável que antes de maio o novo iPad não apareça em terras de Tupinambá. A boa notícia, porém, é que os preços da nova geração se mantiveram os mesmos do iPad 2.

E a melhor notícia ainda...
… é que os preços do iPad 2 caíram.

Comprar o iPad 2 ou esperar pelo novo iPad?

Como dissemos mais acima, vai de gosto por tecnologia. O novo iPad não tem nenhuma nova característica imperdível para os usuários, com exceção feita à Tela Retina e ao suporte à rede 4G. Como aqui no Brasil não temos como usar o 4G, fica a pergunta para o próprio interessado: por conta d a tela de alta resolução, ou resolucionária, segundo a Apple, vale pagar mais caro pelo tablet novo?

É claro que a câmera do novo iPad também é sensacional e se você se sente à vontade tirando fotos com algo trambolhoso como um tablet, ela lhe dará um upgrade incrível.

O novo processador deve melhorar sensivelmente alguns games do iOS, mas só alguns. Outros aplicativos e jogos vão surgir na App Store, e utilizarão estes novos recursos do iPad para dar uma experiência ainda melhor aos usuários. Mas, por enquanto (e, na prática, pelos próximos seis meses), nada. Niente. Nothing. Nichts.

Sendo assim, é melhor pensar nisso tudo, comparar os prós e contras e ver se vale à pena apostar num upgrade já. É claro, se você não tem um iPad, a coisa muda de figura...

Infográfico


Infográfico

A Apple mais uma vez balança o mercado de mobilidade com a chegada do novo iPad. Apesar de um design bastante parecido com o iPad 2, a nova versão do tablet possui diversas inovações internas super interessantes. Com desempenho aprimorado e novo sistema operacional, o novo iPad, chamado por alguns de iPad 3, conta ainda resolução de tela muito superior (comparada às resoluções do iPhone 4 e 4s) e uma câmera muito potente que grava filmes em definição Full HD de 1080p. Descubra muito mais sobre a terceira geração do tablet mais famoso do mundo com este infográfico e compartilhe com os seus amigos.

Publique este infográfico

Ajuda

Para publicar este infográfico no seu site ou em uma postagem de blog, basta copiar o código fornecido e inseri-lo no código fonte. Se você utiliza os sistemas Blogspot, Wordpress ou Tumblr, selecione o modo de visualização HTML, por meio do botão presente na página de edição do post, antes de colar o código.