Parece fácil, mas sempre que pensamos em comprar uma nova TV surgem inúmeras dúvidas. Qual modelo, tamanho, funções, entre outras questões e pontos de interrogação no ar! E o que será que realmente importa em tudo isso, para a próxima compra.
A televisão pode ser considerada como a principal opção de lazer das famílias brasileiras. Grande parte do tempo livre, acabamos passando vendo desenhos com os filhos, jogando videogame, assistindo filmes, entre inúmeras outras opções com a TV sempre perto.
Por mais que cresça o tempo de uso de mais opções de entretenimento como os smartphones, notebooks e tablets, fica difícil imaginar nosso cotidiano sem uma televisão na sala e nos quartos.
Antes de qualquer coisa é certo afirmar que sua próxima TV será bem fina, cada vez mais e compatível a TV Digital. Com inúmeras opções de tamanhos, preços e tecnologias que aparecem a cada dia no mercado, fica difícil analisar cada equipamento e saber o que cada um tem de mais importante.
Fica melhor conhecermos sobre as qualidades e tecnologias integradas como LCD, LED, 4K, Full HD, HDMI, entre outras. E depois que soubermos o que cada uma delas tem a oferecer, verificar o que é mais importante na hora de efetivar a compra.
Telas em LCD
As telas em LCD são aquelas em que utilizam a tecnologia de cristal líquido. Dessa forma, tendem a ser mais leves e compactas, além de ter maior capacidade em suportar imagens estáticas sem queimar os pixels na tela. Também podem ser usadas em ambientes bem iluminados pelo fato de serem pouco reflexivas.
Telas em LED
Os LEDS (Light Emitting Diodes, diodos emissores de luz) são lâmpadas de estado sólido. Ou seja, não tem gás em seu interior esquentando muito pouco. Na verdade, não são eles que desenham a imagem na tela. Continua sendo uma tela de LCD comum. Os LEDs ficam atrás da tela LCD ou painel e servem para iluminar a imagem gerada pelo painel, garantindo que você consiga ver alguma coisa.
Como os LEDs são bem menores e são controlados individualmente, a TV fica muito mais fina (entre 3 e 5 centímetros dependendo do televisor), as imagens têm mais brilho e as cores ficam mais intensas. Além disso, a tecnologia LED é capaz de economizar até 40% no consumo de energia elétrica e os aparelhos são fabricados com materiais que não agridem o meio ambiente, como as lâmpadas de luz fria.
QLED e OLED
A tecnologia QLED foi criada pela Samsung e tem como característica principal os pontos quânticos de uma imagem. Tratam-se de minúsculos cristais que absorvem e emitem frequências de luz para criar a imagem na tela. Os aparelhos QLED tem o foco na imagem, além de se destacar por seu visual diferenciado.
De forma prática, o QLED (Quantum Dot Light Emitting Diodes) permite um ganho no brilho e no contraste, com cores mais próximas da realidade. Além de consumir menos energia que as telas LED mais antigas e compensa os reflexos da luz ambiente.
Já a OLED (Organic Light Emitting Diodes) encontrada em alguns modelos de telas da LG, emitem e controlam a própria luz, permitindo que os pixels sejam auto iluminados. A televisão controla a atividade dos pixels, ativando e desativando os subpixels, formando as imagens na tela. Com uma alta taxa de contraste e pureza de cores, principalmente do preto, não necessita de backlight, pois podem ser inseridas em telas muito finas, com as TVs OLED não tendo mais de 1 centímetro de espessura.
Tecnologias Full HD e 4K
Quando se fala em tecnologia Full HD quer dizer a taxa máxima de definição que a sua televisão pode alcançar. As antigas TVs analógicas se fossem formadas por pixels seriam, mais ou menos, com 480 pixels na vertical.
Com isso, podemos dizer que as imagens em alta definição padrão começam nos mesmo 480 pixels. As imagens em alta definição simples (HD) têm 720 pixels de altura, enquanto que as Full HD chegam a 1080 pixels na horizontal. Permitindo uma visualização de imagem com mais detalhes.
Já o 4K compreende a 4x a qualidade Full HD com seus 3840 x 2160 pixels de resolução. Então se o Full HD já é cheio de detalhes, imagina o 4K. Poder usufruir de 4x mais definição com a reprodução das imagens será algo maravilhoso.
Outra vantagem é o fato da maioria dos televisores com essa tecnologia terem um painel grande podendo ser assistido mais longe da tela. Garantindo maior quantidade de pixels por polegada. Até mesmo em ambientes mais amplos, não perde a nitidez da exibição.
As Smart TVs
Os televisores com funções inteligentes, as Smart TVs permitem o acesso à internet e variados outros aplicativos com opções para ver filmes, vídeos, clipes musicais, sites de notícias e muito mais. Uma junção de tecnologias da televisão com a internet!
O uso dos televisores com essa tecnologia proporciona ao telespectador uma experiência muito mais proveitosa, através da sua conectividade Wi-Fi (rede sem fio). Enquanto que ainda permite a instalação de aplicativos na própria TV, além de outros recursos. Permite o acesso às redes sociais ou alugar filmes através de serviços de streaming de vídeo, para ver no conforto do sofá.
Quanto ao tamanho apropriado!
Atualmente existem modelos para todos os gostos e bolsos. Um aspecto que deve ser levado em conta diz respeito ao tamanho do cômodo em que a televisão será instalada, pois não fica agradável colocar uma TV de 55 polegadas em um pequeno espaço, assim como não seja ideal deixar uma tela de 32 polegadas em um vasto lugar. Isso afeta de maneira desproporcional a saúde dos olhos das pessoas.
Outro fator a ser levado em conta diz respeito ao estilo de vida adotado pela família e o valor que as pessoas dão ao fato de se assistir uma TV. Um televisor de porte médio é mais que suficiente para quem tem uma rotina acelerada, mora sozinho e não tem tempo em casa. Caso ela seja o oposto, que adore assistir filmes e tenha uma família com várias pessoas, deve optar por um televisor maior e de preferência, com a tecnologia Smart, para acessar a web diretamente por ela.
Portas HDMI e USB
Se você ainda não sabe para que serve uma porta HDMI, vamos explicar. São conexões digitais de áudio e vídeo. Por um único cabo é possível transportar as informações de som e imagem. Além de facilitar a conexão e aumentar a qualidade.
Quanto maior o número de portas HDMI que a TV possua, maior será a possibilidade de ligar outros aparelhos nela, como players de DVD ou Blu-Ray, consoles de videogames, notebooks, home theater, entre outros, sem precisar ficar trocando cabos. Você seleciona tudo pelo controle remoto.
Isso sem falar que, por elas, se consegue atingir a maior qualidade de imagem possível o que não é possível atingir quando se utiliza os cabos analógicos (vídeo composto, vídeo componente, S-Video, cabo de antena, etc). Se ficar em dúvida, não tem problema: basta colocar o HDMI e esquecer o passado.
Também não pode se esquecer de uma velha conhecida dos internautas, a porta USB. Com ela é possível assistir a vídeos baixados da internet, tocar músicas ou ver fotos. Basta conectar seu pen drive ou HD externo e navegar pelo conteúdo.