Som para o carro: entenda os alto-falantes automotivos

Pelo Pinguim, direto do E-Glu

Essenciais para quem gosta de ouvir música enquanto dirige, o alto-falante automotivo amplifica e melhora a qualidade do som. Se você leu a matéria sobre som para automóveis viu que o sistema de som é composto por dois componentes fundamentais: a fonte sonora (rádio, MP3, CD ou DVD Player) e os alto-falantes. Vamos explicar melhor sobre o funcionamento e como escolhê-los.

Entendendo o som

Qualquer tipo de som, seja ele dentro ou fora do carro, é causado por vibrações do ar. Entender como isso funciona é de fundamental importância na escolha do alto-falante certo.

Quando você fala, o ar vibra nas suas cordas vocais. Quando um carro passa “roncando” pela rua, é porque seu motor está vibrando. Um violão só faz barulho porque sua corda vibra e transfere essa vibração para o ar.

A vibração que sai do emissor necessita viajar pelo ar e chegar até nossos ouvidos. É o ar vibrando que transmite o som até nós. Nesse caso, o ar vibrando é o próprio som. Guarde essa informação que será necessária em breve.

Graves, médios e agudos

Essa vibração também irá indicar a altura ou, de forma mais popular, a “finura” ou “grossura” do som. Quanto mais rápida a vibração, mais fino ou agudo, ele será. Como pode acontecer com a queda de moedas ao chão ou o som de um prato de bateria.

Agora, se a vibração for lenta, o som ficará mais grosso ou grave. Como pode ser ouvido no toque de um contrabaixo ou mesmo na explosão dentro de um filme. Mas também existe um som entre o grave e o agudo, chamado de médio. Considerada a parte nobre de uma música, a voz humana ou os acordes de uma guitarra elétrica.

diferença graves medios agudos

Frequência

Como dito anteriormente, que o som é vibração e que quanto mais rápida ela for, mais agudo o som será, então podemos expressar a velocidade da vibração em números. Podemos contar quantas vezes a corda do violão vibrou em um segundo, por exemplo. Essa vibração irá passar pelo ar e nós vamos ouvi-la.

Esse número de vezes que o ar vibrou é chamado de frequência, sendo medido em Hz (lê-se Hertz). Caso a corda do violão vibre 1048 vezes por segundo, podemos afirmar que vibrou a 1048 Hz. Um alto-falante para reproduzir o som do violão, que esteja em um CD, por exemplo, precisa poder tocar essa frequência, ou seja, conseguir vibrar nessa velocidade.

As frequências de graves, médios e agudos

O ouvido humano não escuta todas as frequências. Ele escuta um intervalo ou faixa, bem definido, que vai de 20 Hz a 20.000 Hz (ou 20 kHz). Acima desse valor, nenhum humano consegue ouvir, só mesmo alguns animais, como morcegos e os cachorros.

Para o som do carro só interessa essa faixa de 20 Hz a 20 kHz. Na prática, as músicas não conseguem obter sons em toda essa amplitude de frequências. O som do automóvel costuma reproduzir frequências começando em 80 Hz e indo até 12 kHz, mais ou menos.

Qualquer som transmitido acima dessa frequência (12 kHz) será mascarado pelo barulho do motor. Os sons graves abaixo de 80 Hz são ouvidos, mas necessitam de um alto-falante muito grande. Nesse caso, um espaço que os carros não costumam ter. Dentro dessa faixa mais razoável, podemos dividir os graves, médios e agudos de acordo com as seguintes frequências:

  • Graves: do mínimo que conseguir até 200 Hz
  • Médios: entre 200 Hz e 3 kHz
  • Agudos: de 3 kHz até 12 kHz

Alto-falantes

O alto-falante é o chamado transdutor, um elemento que irá transformar o sinal elétrico vindo da fonte sonora em ondas sonoras no ar. De uma forma geral, ele é constituído de um cone, diafragma, cesta, suspensão e tripé. Esses itens formam a caixa de som automotivo que conhecemos. São peças que fazem com que o cone possa se movimentar e emitir o som.

Os alto-falantes não são todos iguais. Costumam ser nomeados conforme a “altura” ou faixa de frequência que reproduzem. Quando for escolher um alto-falante para seu carro, opte por modelos que cubram toda a faixa audível, de 80 Hz a 12 kHz.

alto falante automotivo emite som

Os tipos de alto-falante comuns

De forma geral, existem três tipos básicos de alto-falantes: os tweeters que são responsáveis pelos sons agudos e costumam ser os alto-falantes menores, normalmente com cone de ¾ de polegada ou de 1 polegada; os mid-ranges responsáveis pelos sons médios como a voz humana ou guitarra elétrica e costumam ter entre 2 e 4 polegadas; e o woofer que são responsáveis pelas batidas mais fortes ou graves. Eles são maiores e mais pesados, com 8 polegadas ou mais, podendo chegar a 12, 15 ou 18 polegadas.

Uma dica de montar ou reunir um bom conjunto de alto-falantes é comprar unidades que se complementem. Por exemplo, caso o mid-range responda até 2 kHz e o tweeter funcionar de 4 kHz para cima, existirá um espaço vago entre 2 e 4 kHz que não será reproduzido por nenhum alto-falante. Com isso, determinados instrumentos que forem tocados em uma canção não serão executados na música ou mesmo a voz do cantor pode ficar mais baixa ou nem aparecer.

caixa som residencial alto falantes antigos

Os tipos de alto-falantes automotivos

Os alto-falantes precisam ser instalados separadamente para uma boa qualidade sonora, entre os canais esquerdo e direito, mas os três tipos de alto-falantes precisam estar próximos entre si. Com o tweeter, mid range e o woofer do lado direito, juntos, enquanto que em outro lado, um novo conjunto.

Normalmente, pela falta de espaço em um automóvel não é possível instalar tantos alto-falantes assim. Dessa forma, será necessário o uso de alto-falantes especiais para seu carro.

Tamanho dos alto-falantes automotivos

O tamanho, ou melhor, o diâmetro de um alto-falante automotivo é medido em polegadas. Para automóveis, os tamanhos padronizados são de 4, 5 e 6 polegadas para modelos redondos e 6x9 para modelos ovais (elípticos).

Quanto maior o alto-falante, maior será seu rendimento para os sons graves. Um alto-falante pequeno, com 4 ou 5 polegadas, precisa de ajuda para que consigamos ouvir esses graves. Enquanto que para um de 6x9 os graves ficam mais convincentes. Mas não somos nós que escolhemos o tamanho do alto-falante, pois varia de acordo com o carro.

Os veículos mais modernos já têm espaços específicos para a instalação dos alto-falantes. Dessa maneira, não se pode comprar qualquer um, mas aquele que se encaixe ao local reservado a ele. Sempre que for comprar um alto-falante para o carro, preste atenção ao tamanho apropriado para o local em que será instalado.

Quanto às marcas de alto-falantes, podemos destacar algumas (Bomber, Bravox, Eros, JBL, Pioneer, Hurricane, Magnum, Tornado, Selenium, entre outras) que contam com interessantes opções para colocar mais sonoridade ao seu automóvel.

tamanho alto falantes automotivos

Furação para os parafusos dos alto-falantes automotivos

Uma observação que se deve ter, além do tamanho, está no posicionamento dos parafusos de fixação dos alto-falantes. Será necessário verificar se eles combinam com a furação de seu automóvel.

Alguns falantes têm uma furação padrão, mas o mesmo não ocorre no carro, onde será necessária ser feita uma nova furação para sua fixação. Outros alto-falantes vêm com a furação específica para um determinado modelo de carro. Enquanto que alguns tentam “adivinhar” a furação do carro, mostrando variadas possibilidades de furos para os parafusos.

furação diferente parafusos alto-falantes automotivos

O alto-falante mid bass

O alto-falante de um carro costuma ter em uma só peça os graves e médios, chamado de woofer, mas também conhecido como mid bass. Não responde aos graves mais profundos como o woofer faz, desde os 40 Hz, mas inicia um pouco mais acima, com 100 Hz. Só que ele não para nos 200 Hz, reproduzindo a faixa média até os 3 kHz. Enquanto que os agudos, dos 3 kHz em diante, continuam sendo reproduzidos de forma separada pelo tweeter.

De forma prática, qualquer mid bass pode ser usado dentro do carro, com uma variação de 100 Hz a 3 kHz, cobrindo a maior parte da faixa de graves e médios.

alto falante mid bass

O tweeter automotivo

O tweeter é uma peça separada do mid bass e conta com inúmeras bases de fixação nas quais se encaixa. Dessa forma, será possível colocá-lo em qualquer tipo de automóvel sem que nada seja modificado na carroceria ou painel do veículo. A vantagem em se comprar um kit com mid bass e tweeter é que o fabricante já se preocupou em deixá-los juntos.

Caso você opte por comprar tudo separado, terá que escolher um mid bass e um tweeter que combinem entre si. Existem dois tipos de tweeters: os dinâmicos (magnéticos) e os piezoelétricos (a cristal). Os piezo são menores e mais baratos que os dinâmicos, mas a qualidade de som não é tão boa. Por serem menores, são mais fáceis de instalar em qualquer cantinho do carro.

tweeter automotivo separado

Alto-falantes coaxiais

Mesmo os tweeters piezoelétricos sendo menores, nem sempre é possível instalá-los no carro sem abrir buracos na porta ou no painel. É comum o carro já vir de fábrica com os nichos de instalação para o mid bass, mas não para o tweeter.

Para resolver isso, existe um tipo de falante especial chamado alto-falante coaxial que possui o mid bass e o tweeter, integrados em uma única peça, chamado triaxial com woofer, mid range e tweeter integrados.

Apesar da avançada qualidade sonora dos atuais coaxiais e triaxiais, você consegue uma pureza de som bem maior com um tweeter separado do mid bass. Os coaxiais são uma solução de compromisso devido ao pequeno espaço reservado aos alto-falantes no seu carro.

alto falante triaxial frequencia qualidade sonora

Divisores de frequência ou crossovers

Ao se instalar um alto-falante coaxial não é necessário se preocupar com mais nada, basta liga-lo ao rádio e pronto. Acontece que os conjuntos com tweeter separado do mid bass necessitam de um componente externo, que precisa ser ligado no meio do caminho entre eles e a fonte sonora. Trata-se de um divisor de frequências, conhecido também como crossover.

Sua função, como o próprio nome já diz, é de dividir o som das faixas de frequência de maneira apropriada, entregando só os graves e médios para o mid bass e apenas os agudos para o tweeter. De forma alguma ligue os tweeters dinâmicos em paralelo com o alto-falante, sem utilizar um divisor. O som vai ficar horrível, além de correr o risco de queimar seu tweeter.

E o tal do subwoofer?

Qualquer que seja o alto-falante automotivo, tanto os de 4 polegadas como os de 6x9, podem funcionar melhor e oferecer uma sonoridade mais limpa se você tirar deles a reprodução dos graves. Para isso, existe uma caixa mais adequada, o chamado subwoofer.

Bem maiores que os mid bass, um subwoofer pode ter desde 8 polegadas até chegar a 15. Sendo que quanto maior, mais grave e potente!

Uma informação interessante é que o seu aparelho CD Player, DVD Player ou MP3 Player do carro precisa ter uma previsão para os subwoofers, pois precisam ser instalados em uma terceira via separada dos outros alto-falantes.

alto falante graves subwoofer

A parte traseira de seu rádio precisa ter três saídas, sendo uma para o mid bass (ou coaxial) esquerdo, outra para o mid bass (ou coaxial) direito, além de uma terceira para o subwoofer. Caso ele não tenha essa previsão, será preciso um crossover com saída para subwoofer e um amplificador externo para isso.

Outra dica é que os subwoofers precisam ser instalados em caixas acústicas, para um melhor desempenho. Cada subwoofer tem um modelo e tamanho de caixa apropriado. Portanto, não instale o subwoofer em qualquer caixa, pois caso tenha o tamanho errado pode prejudicar o som e, em determinados casos, queimar o alto-falante.

Som “para fora”

O universo automotivo é formado por duas tribos, uma que prefere o som no carro para ouvir as músicas enquanto dirige. A tribo do “som para dentro”. E também existe a tribo que pretende transformar o carro em um verdadeiro trio elétrico, para sonorizar suas festas ou eventos usando o automóvel, a turma do “som para fora”.

alto falante externo som fora

Nosso objetivo não é de falar sobre o som para fora, pois seria necessário uma matéria extra para isso. Mas caso você pretenda um som de qualidade para ouvir suas músicas dentro do carro, nossas dicas são:

  • Você não precisa de corneta nem driver: o conjunto corneta + driver substitui o mid range nas médias frequências e servem para “jogar” o som para longe. Elas só servem para o som “para fora”. Dentro do carro você não vai querer o som longe, na verdade, o mais perto possível.
  • Você não precisa de muitos alto-falantes: basta um tweeter e mid bass por canal (esquerdo/direito). No máximo dois por canal, se for colocar alto-falantes atrás também. Mas nada de ter dezesseis alto-falantes espalhados pelo carro. O mesmo vale para o subwoofer, basta um só para o carro todo.
  • Você não precisa de muitos amplificadores: é possível que você não precise de nenhum. Mas caso queira um pouco mais de potência, um só já basta.
  • Você não precisa de bateria externa: elas servem para alimentar a enorme potência no caso de um “som para fora”. Seus comportados 100W ou mesmo 300W do “som para dentro” estarão seguros com a bateria original de seu carro.

Qual deles escolher?

Depois de ler toda a matéria e entender sobre cada um dos componentes de um som automotivo, além de saber como eles devem ser ligados, confira um roteiro simplificado de como escolher seu alto-falante automotivo:

  • Peça ajuda de um instalador de som, pois ele pode orientá-lo.
  • Defina o que pretende com seu som. Vai instalar um novo ou melhorar o existente?
  • Se for instalar um novo, veja no manual do carro onde eles são instalados e quais modelos são mais apropriados.
  • Se for colocar um subwoofer, verifique o tamanho da caixa acústica e veja se ele cabe em seu carro. O melhor é que fique dentro dele, mas também pode ser colocado no porta-malas.
  • A potência dos falantes deve ser compatível com a do rádio.
  • Se você usar um amplificador externo bem mais potente (+ de 50W por canal), a potência dos alto-falantes precisa ser de metade da potência do canal. Caso o amplificador seja de 200W, o alto-falante tem que ser de 100W RMS. Isso protege o alto-falante.
  • Não compre alto-falantes por impulso, planeje antes. Você pode gastar muito e não ficar com um som bom.