avatar cliente
Olá! Faça seu login

Meu Carrinho

Subtotal:

Quebra-cabeça

Produtos encontrados:1589

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

  • Quebra-cabeças: entretenimento para todas as idades

    Inventado durante o século XVII, na Inglaterra, quando cartógrafos colavam mapas em madeiras e depois as cortavam em pedaços menores, que se encaixavam, o quebra-cabeça conquistou crianças e adultos. Montar um quebra-cabeça é sempre um desafio para a mente, pois se trata de uma atividade que envolve paciência, raciocínio e lógica.

    Há uma infinidade de quebra-cabeças, desde os mais simples, para crianças em fase inicial de aprendizado, até os mais complexos, que levam mais tempo para ser montados e são indicados a jovens e adultos.

  • Características

    Desenvolvimento do raciocínio

    O quebra-cabeça é muito mais que um simples brinquedo, é uma ferramenta que estimula inúmeras habilidades, como criatividade, concentração, raciocínio lógico e coordenação motora. Para as crianças, é um grande aliado no desenvolvimento psicomotor, visto que aumenta a capacidade de concentração, melhora a noção espacial e a percepção visual e desenvolve o conhecimento sobre diferentes assuntos. Estudos apontam que esse jogo auxilia no processo de amadurecimento e na resolução de problemas psicológicos.

    Para crianças e adultos

    Para o público infantil, há quebra-cabeças grandes e coloridos e, dependendo do número de peças, é indicado para crianças a partir de 2 anos de idade. Com o passar do tempo, o grau de dificuldade aumenta, visando exercitar continuamente a capacidade da criança. Os temas que mais agradam os pequenos são os personagens infantis, como Carros, a gatinha Marie, os palhaços Patati Patatá, a boneca Barbie e os personagens da Disney.

    Para pessoas mais velhas, as imagens trabalhadas geralmente são de fotografias de paisagens e animais, existindo até mesmo versões em 3D e circulares. Os quebra-cabeças voltados para adultos vêm com maior quantidade de peças, as quais são menores que a das crianças, exercitando ainda mais a concentração na montagem.

  • Quantidade de peças

    Até 60 peças

    Sugere-se esse quebra-cabeça para crianças de 2 a 4 anos, pois ele apresenta montagens mais simples e ajuda nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, estimulando a concentração e a percepção visual.

    De 61 a 150 peças

    Crianças de 4 até 7 anos irão se divertir com esse tipo de quebra-cabeça, que pode ser encontrado com diferentes temáticas, como as que envolvem personagens de desenhos animados e imagens de quadros de artistas brasileiros.

    De 151 a 500 peças

    A partir dos 8 anos, os pequenos já se sentem mais à vontade para aceitar desafios maiores no quebra-cabeça. Os jogos com mais 151 peças são mais complexos e ideais para estimular a socialização, visto que esse número é adequado para mais de uma criança. Já os de 500 peças são recomendados para a faixa etária acima de 11 anos e apresentam imagens mais desafiadoras.

    De 501 a 1000 peças

    Para as crianças com mais de 12 anos, recomendam-se quebra-cabeças que contenham cerca de 1000 peças. Para essa idade, os temas que mais fazem sucesso são os com cenários de cidades, pinturas clássicas e cenas mitológicas.

    De 1001 a 3000 peças

    O público desse tipo de quebra-cabeça é o mais adulto, já que a complexidade das imagens aumenta e desafia o jogador, transformando o jogo em algo prazeroso e que leva um tempo maior.

    Acima de 3000 peças

    Quebra-cabeças com esse número de peças são indicados para maiores de 14 anos, visto que a montagem costuma levar bastante tempo e tem um nível de dificuldade avançado. As paisagens apresentadas são bem variadas, como animais e signos do zodíaco.