Grandes oportunidades ou ameaças podem surgir onde menos se espera, fora dos limites de uma empresa. Estar atento a esses sinais – ou seja, ter uma boa visão periférica – é o que propõe o livro de Day e Schoemaker. Os autores mostram que ser vigilante e estar constantemente atualizado sobre o que ocorre ao redor do seu negócio é crucial para manter-se à frente dos concorrentes ou até mesmo sobreviver no mercado.
Sumário
Introdução – Sete Etapas para Superar a Falha na Vigilância
Um – A Periferia: Por que é Importante
Dois – Escopo: Onde Procurar
Três – Monitoramento: Como Examinar
Quatro – Interpretação: O Significado dos Dados
Quinto – Teste: Como Examinar Mais de Perto
Seis – Ação: Como Aplicar Esses Insights
Sete – Organização: Como Desenvolver a Vigilância
Oito – Liderança: Programa de Ações
Apêndice A – Exame do Olhar EStratégico: Qual é a Falha de Vigilância na sua Organização?
Apêndice B – Fundamentos da Pesquisa
Apêndice C – Notas sobre Visão como uma Metáfora para a Organização