Goethe Esteve Na Itália Entre Setembro De 1786 E Abril De 1788 A Infinidade De Assuntos Dos Quais Se Ocupou Ao Longo Dessa Permanência Reflete Os Múltiplos Interesses Do Autor Ao Mesmo Tempo Em Que Confere Ao Texto Seu Caráter Enciclopédico Mas É Preciso Determo-Nos Aqui No Sentido Do Termo Enciclopédico Assim Como Friedrich Schlegel Cerca De Dez Anos Mais Tarde Enfatizará O Caráter Universal E Progressivo Da Obra De Arte Sua Abrangência Épica E Sua Natureza Fragmentária O Goethe Clássico Proverá O Texto Da Temporada Italiana De Uma Dicção Variada E Ao Mesmo Tempo Autoral Inserindo Ali Observações Que Bem Podem Ter Sido Colhidas No Calor Da Hora Ao Lado De Longos Trechos Extraídos De Obras De Outros Viajantes Que O Precederam Além De Reproduzir Sua Correspondência E Alguns Textos De Terceiros Como O Pintor Tischbein E Karl Philipp Moritz Ambos Companheiros De Jornada Viagem À Itália Não É Apenas O Relato Fiel De Uma Experiência Em Um País Estrangeiro Mas Também Um Texto Extremamente Pessoal Que Ultrapassa O Registro Autobiográfico As Idiossincrasias Anseios E Obsessões Do Homem De 37 Anos Emergem Sob O Texto Desestabilizando A Dicção Clássica Encontrada Por Aqueles Que Desejam Ver Na Obra O Ponto De Passagem O Momento Em Que O Artista Amadurece Por Completo Para Prover A Alemanha De Seu Classicismo