Dentre Vários Os Conteúdos Matemáticos Ministrados Em Sala De Aula Abordaremos Neste Livro O Triângulo Aritmético Um Conteúdo Presente Em Livros Didáticos De Matemática Produzidos E Utilizados No Brasil Desde A Década De 1930 Ao Longo Do Texto Serão Expostas As Possíveis Origens E Os Estudos Iniciais Do Conteúdo Visando Compreender As Nomenclaturas Desse Triângulo Durante A História E Suas Contribuições Para A História Da Matemática Iremos Explicitar De Que Modo Esse Conteúdo Foi Apresentado Em Livros Didáticos De Matemática Produzidos E Utilizados No Brasil Abordando A Apresentação Geral Os Aspectos Históricos Alguns Exercícios Entre Outros Por Fim Será Apresentada Uma Proposta De Como Abordar Historicamente O Triângulo Aritmético Por Meio De Um Projeto De Pesquisa De Iniciação Científica Com Estudantes Do Ensino Médio Esperamos Que Este Livro Venha A Colaborar Com A Formação De Professores De Matemática Em Relação Ao Conhecimento Histórico Sobre O Triângulo Aritmético A Sua Abordagem Nos Livros Didáticos De Matemática E A Possibilidade De Pesquisa Sobre O Tema Com Estudantes Do Ensino Médio