Foi o encantamento pela educação que me fez trilhar novos caminhos: uma busca incessante pelo conhecimento e pelo fazer pedagógico no cotidiano escolar. Neste livro, quero compartilhar minha trajetória educacional por meio de vivências e relatos de práticas educativas, enquanto professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica. Para encontrar respostas para tantas indagações, segui com meu processo de formação continuada, permeado por escolhas e desafios na prática docente reflexiva. Um percurso formativo que me possibilitou novas pesquisas: Coordenadora... e agora, por onde começo? Qual é o papel do coordenador pedagógico na escola e como ele pode incentivar a formação continuada dos professores no ensino da língua materna? Que, a partir desta obra, o leitor possa realizar novas reflexões e descobertas sobre o processo de ensino da língua materna. Compreender a importância da Educação Linguística e do ensino de Língua Portuguesa compreendida nesta pesquisa como um processo de ensino e aprendizagem que visa tornar o indivíduo capaz de utilizar a língua materna em diferentes práticas sociais e situações comunicativas, envolvendo os aspectos pedagógicos e linguísticos. Debruçarme sobre esse desafio de transformar vivências em palavras também envolve um complexo de singularidades múltiplas, pois são memórias nas quais estão inseridos diversos atores sociais. Não é uma tarefa fácil; contudo, tornase um fazer prazeroso e gratificante quando se pensa em uma obra capaz de inspirar outros educadores a escreverem sua própria história. Marca: Não Informado