Teoria da atividade de estudo: contribuições do Grupo de Moscou reúne textos inéditos no Brasil que ajudam a edificar a atividade de estudo e a aprendizagem desenvolvimental com base no sistema psicológico e didático Elkonin-Davidov-Repkin, escritos por nomes fundamentais da psicologia pedagógica e didática soviética ao longo da década de 1980. O livro apresenta o resultado de experimentos realizados pelo grupo de estudo e pesquisa sediado na cidade de Moscou que integra originalmente a obra Formação da atividade de estudo nos alunos, organizada e publicada por J. Lompsher, A. K. Márkova e V. V. Davidov em 1982. Seus textos abarcam os quatro focos de pesquisa do grupo fundamentais nesse período de consolidação do sistema: a análise da estrutura e do conteúdo da atividade de estudo; a pesquisa do processo de formação das ações mentais (reflexão, modelagem, controle e avaliação) como parte do conteúdo e da estrutura da atividade de estudo; o trabalho conjunto de alunos e professores como aspecto essencial da atividade de estudo; e o desenvolvimento da personalidade da criança, sobretudo a motivação como um de seus principais componentes.