Este Livro É Um Produto Que Integra O Eixo Interdisciplinar De Ação De Formação De Professores Para A Sustentabilidade A Partir Dos Diálogos Entre Educação E Permacultura Previstos No Programa Ciência Na Escola Contemplado No Edital Mcticcnpq N 052019 Do Cnpq O Livro É Fruto De Reflexões E Práticas De Ensino Pesquisa E Extensão Envolvendo A Permacultura E Suas Tecnologias Sociais Ocorridas Na Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri Ufvjm Em Minas Gerais As Articulações Com O Ensino E A Pesquisa Ocorreram A Partir Do Projeto De Extensão Diálogos Entre Educação E Permacultura Contemplado Desde 2018 Pelo Pibex Programa Institucional De Bolsas De Extensão Que Busca Divulgar A Permacultura Como Um Estilo De Vida Sustentável Para Educadores Estudantes E Interessados Na Temática O Livro Busca Algumas Aproximações De Permacultura Com O Campo De Educação Apontando Os Desafios E Principalmente As Potencialidades Destas Aproximações Para As Práticas Educativas Além De Relacionar Os Princípios Da Permacultura Com As Tecnologias Sociais Ts Analisamos As Potencialidades De Diálogos E Os Contrapontos Entre A Permacultura A Base Nacional Comum Curricular Bncc A Interdisciplinaridade A Alfabetização Científica E As Metodologias E Estratégias Ativas Ao Final Sugerimos A Situação De Estudo Como Uma Proposta Curricular Interdisciplinar Para Desenvolver Diferentes Temas A Partir Das Ts Da Permacultura Organizadas Em Situações De Estudo Envolve