O Ator É Um Atleta Do Coração Com Essa Frase Antonin Artaud Não Poderia Ter Ido Mais Longe No Entendimento Dos Duplos Do Teatro O Atletismo Afetivo Ao Qual Ele Se Refere Faz Do Teatro Uma Experiência Sensível Para Captar Até Mesmo Os Mínimos Instantes Metafísicos De Forças Adormecidas Para Além Do Manifesto Do Teatro Da Crueldade No Começo Dos Anos 1930 Artaud Desmonta Os Psicologismos Do Teatro Moderno E Sob O Princípio Do Duplo O Teatro É Posto À Prova Pela Cultura Pela Peste Pela Própria Metafísica Pelos Procedimentos Alquímicos Até Atingir Os Pontos De Tensão Entre Ocidente E Oriente Esse Teatro Tem Uma Linguagem Concreta Busca-Se Uma Dignidade Típica De Exorcismos Particulares Eis Uma Espécie De Possessão Pelas Formas De Sentidos E De Significações Muito Atento À Linguagem Artaud Buscou Extrair Dela Uma Capacidade Primeira De Feitiço Podendo Ser Um Detalhe Ou Uma Articulação De Detalhes Diante Da Cena E Em Cena Emerge Um Teatro De Transes Cujo Repertório Totêmico E Hieroglífico Põe Em Circulação A Palavra Colada Ao Seu Sopro Ao Gesto E À Expressão Ou A Combinação Deles O Teatro E Seu Duplo Contém Uma Consciência Singular Que Um Encantamento Pode Ser Elaborado Para Fabricá-Lo Artaud Ressalta Vibrações Menores Entonações Linguagem Visual De Objetos Que Junto Aos Gestos Prolonga Seus Sentidos Fisionômicos Aos Signos Artaud Abre O Terreno Dos Limiares Situando O Teatro Numa Encruzilhada Entre Cores Luz Instrumentos Musicais Figurino Palco