Stasis É O Nome Da Guerra Civil Na Grécia Antiga Um Conceito Tão Perturbador Que A Filosofia Política Posterior Preferiu Deixá-Lo À Margem Sem Jamais Transformá-Lo Em Objeto De Uma Doutrina Consistente Nem Mesmo Entre Os Teóricos Da Revolução Neste Ensaio Instigante Livro Ii 2 Da Tetralogia Homo Sacer Giorgio Agamben Propõe Os Primeiros Passos Rumo A Uma Stasiologia Uma Teoria Da Guerra Civil E Sustenta Que É Precisamente Ela A Guerra Civil A Verdadeira Linha De Fronteira Da Politização No Ocidente Um Dispositivo Paradoxal Que Ao Longo Da História Ora Despolitizou A Cidadania Ora Mobilizou O Impolítico E Que Ressurge Sob A Forma Do Terror Em Escala Planetária Agamben Reconstrói Esse Paradigma A Partir De Dois Polos Opostos E Ao Mesmo Tempo Solidários O Clássico Segundo O Qual A Guerra Civil É Parte Constitutiva Da Pólis A Ponto De Quem Dela Não Participa Ser Privado De Direitos Políticos E O Moderno Representado Pelo Leviatã De Hobbes Que Tenta Bani-La Mas Acaba Por Introduzir No Próprio Conceito De Povo A Cisão Que A Torna Possível No Século Xx É Carl Schmitt Quem Reabilita O Estado De Natureza Temido Por Hobbes Fazendo Da Periculosidade Do Homem Natural O Único Conteúdo Da Vida Civil Política E Guerra Aqui Pressupõem-Se Mutuamente Essa Visão Trágica Confronta-Se Com A Leitura De Johan Huizinga Que Inscreve A Guerra No Domínio Do Jogo Sugerindo Que Sua Origem Seria Ritual Iniciática Voltada Não Ao Extermínio Do Inimigo Mas À Criaç