Como pensar a educação musical por meio das bandas escolares em um contexto contemporâneo? Quais métodos e propostas pedagógicas vêm sendo discutidos na literatura nacional sobre a formação dessas bandas diante dos desafios estruturais, pedagógicos e culturais? Como promover uma prática educativa que dialogue com o universo cultural dos estudantes e da comunidade escolar? Este livro propõe uma reflexão aprofundada sobre a educação musical nas escolas públicas a partir das bandas escolares, analisando seu papel formativo sob a perspectiva da teoria da complexidade de Edgar Morin. Com base nos princípios sistêmico, dialógico e hologramático, a obra investiga os caminhos para uma prática educativa musical que reconheça as interconexões entre música, sociedade, cultura e educação. Além de destacar a importância da música na formação humana e na diversidade cultural, são apresentadas propostas interdisciplinares e o uso das novas tecnologias para ampliar as possibilidades do ensino musical. Uma leitura essencial para pesquisadores, educadores musicais, maestros e gestores escolares interessados em repensar a banda escolar como um espaço de aprendizagem significativo, inclusivo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo. Marca: Não Informado