Falar de aportes da sociologia francesa à pesquisa brasileira supõe remontar à circulação de ideias e, em particular, à circulação de ideias educacionais. Esse movimento, quando se trata da França e do Brasil, está ligado à histórica aproximação intelectual entre esses dois países. No campo das ciências humanas e sociais, na área da sociologia notadamente, a França tem sido um dos países que mais tem despertado o interesse dos pesquisadores brasileiros. A título ilustrativo, gostaríamos de assinalar que a preparação científica de brasileiros, notadamente no que concerne à formação doutoral, nas áreas humanas e sociais, em instituições francesas teve início em 1823. São, portanto, 200 anos de parceria acadêmica, facilitando a circulação de ideias, mas também os deslocamentos e intercâmbios entre professores e pesquisadores. (…) É na perspectiva dessas parcerias que esta obra reúne o pensamento de renomados sociólogos franceses da atualidade. Um traço comum a todos eles, está no fato de intercambiarem saberes com pesquisadores brasileiros, recebendo-os inclusive em seus laboratórios de pesquisa, na condição de orientadores e coorientadores. Além do reconhecimento à importância que esta troca imprime não apenas aos estudantes, mas às Universidades com seus programas de pesquisa e ao campo sociológico de ambos os países, a produção desta edição visa aportar aos leitores uma inusitada e imprescindível síntese aos dilemas da sociologia e em particular da sociologia da educação.