Podemos falar de retórica quando queremos convencer alguém de algo que não é óbvio e, justamente por não ser óbvio, a confiança do emissor desempenha um papel decisivo. Em assuntos difíceis de entender, preferimos os argumentos apresentados por alguém em quem confiamos, que para nós é uma pessoa convincente. Daí o título deste livro, Ser convincente para poder convencer. E é somente nesse terreno, tão bem fertilizado pelo valor e pela autoridade do orador, que a técnica retórica dará bons frutos, sendo de eficácia segura. O objetivo deste livro é, portanto, redescobrir as dimensões humanas da retórica e, com base nisso, desenvolver um manual útil para comunicar nossas ideias e convicções de forma mais eficaz. Trata-se de uma retórica de natureza antropológica, baseada no fato de que o homem, pela sua natureza, tem a capacidade de falar, expressar seus sentimentos, estabelecer relações e elaborar estratégias de persuasão. A principal função da arte da retórica como tal é aperfeiçoar essas faculdades comunicativas inatas, melhorá-las e aplicá-las às mais diversas situações e necessidades.