O Projeto Que Esteve Na Origem Deste Livro Desenvolveu-Se Entre Janeiro De 2009 E Março De 2012, Um Período Em Que Vivemos Profundas Alterações No Contexto E Nas Condições Proporcionadas À Educação Superior Para Cumprir Os Seus Fins, Em Portugal. A Temática, "Satisfação E Motivação Dos Académicos No Ensino Superior Português" Tem Clara Relação Com O Ambiente Que As Instituições E Os Seus Principais Atores - Os Académicos - Vivem. Este Livro Vai, Por Isso, Ser Apresentado E Lido Em Momento Oportuno E Trará, Estou Certo, Fundadas Razões Para Se Ampliar E Aprofundar A Reflexão E O Debate Sobre A Educação Superior. Buscando Dimensões E Fatores Associados À Satisfação No Trabalho E À Motivação Dos Docentes, Os Autores Apresentam E Analisam Resultados De Inquéritos Que Envolveram Docentes De Instituições Universitárias E Politécnicas, Públicas E Privadas. A Esta Pesquisa, Baseada Em Inquéritos "On Line", Juntam Entrevistas A Pessoas Com Experiência Em Cargos Governamentais, Ou Que Exerceram Funções De Governança E Gestão Institucional. Estamos, Assim, Perante Um Estudo Que Permite Conhecer O Grau De Satisfação E Motivações Gerais, Bem Como Os Fatores Que Poderão Sustentar Aspetos Específicos Daqueles "Sentimentos" Ou "Atitudes". Constata-Se, Com Alguma Surpresa Para Quem Viveu O Processo De Crescimento E Diversificação Da Rede De Educação Superior, Que São Os Docentes Das Instituições Universitárias Públicas Que Apresentam Os Indicadores Mais Baixos, Tanto No Que Respeita À Satisfação Como À Motivação. Aqui Está, Estou Certo, Matéria A Clamar Por Aprofundamento Do Estudo E Urgente Atenção De Investigadores, Responsáveis Políticos E Institucionais.