Esta obra traz uma análise dos saberes, dos fazeres e das práticas matemáticas dos(as) feirantes no Mercado Municipal de Montes Claros/MG, compreende e registra como ocorrem as práticas matemáticas entre os(as) feirantes do Mercado Municipal de Montes Claros, região norte de Minas Gerais, e como esses processos são materializados no cotidiano desse grupo. Retratamos com esse texto uma matemática criada e recriada na educação não formal, uma matemática revelada no cotidiano, presente nas atitudes voltadas ao trabalho e no provador da vida. Trata-se, portanto, de uma matemática em ação. O referido Mercado é um importante espaço turístico e de comercialização. Lugar onde notamos uma habitual troca de experiências, de saberes e de fazeres específicos de sua gente. Notamos práticas matemáticas ali construídas, (re)significadas, enriquecedoras da cultura local, correspondentes às propostas de D'Ambrosio no estudo da Etnomatemática. Este livro nos coloca diante de formas de medir, quantificar, vender e comprar, diferentes ocasiões que acessamos na sala de aula. Identificamos e registramos instrumentos e unidades de medida cujo alcance não se encontra nos livros didáticos. É uma matemática cultural, capaz de ser compreendida no fazer saber e não saber fazendo conteúdo na rotina dos(as) feirantes.