Este Livro Focaliza O Desafio De Lidar Com O Processo De Aprendizagem E Seus Bloqueios Frente À Problemática Da Sala De Aula Na Realidade Educacional Brasileira No Contexto Dos Séculos Xx E Xxi. Enfatiza Que Esse Conhecimento Consolidado E Disseminado Estabelece Mais Um Sistema De Apoio Para O Trabalho De Professores, Orientadores E Gestores Na Escola. Oferece Uma Experiência Interdisciplinar Em Pesquisa, Evidenciando Que O Conhecimento Só Se Constrói Nas Implicadas Relações Teoria-Prática Sobre O Ato De Aprender, Na Complexidade Das Relações De Quem Aprende Com Aqueles Com Quem Convive, No Mundo Cultural E Social Em Que Situam. Apresenta Pesquisas E Experiências Educacionais Que Mostram Na Prática Condições Para Propiciar A Aprendizagem E Para O Resgate Das Possibilidades De Alunos Que Apresentavam Dificuldades E Ultrapassaram Os Limites Que Os Cerceavam.