Este livro ressalta a importância da elaboração de uma «filosofia da opinião», a contrapelo de uma tradição pródiga em «teorias do conhecimento». Sua motivação é a necessidade de melhor compreender e lidar com as transformações discursivas e epistemológicas que se intensificaram neste início de século XXI, sobretudo com o advento das redes sociais, inteligências artificiais e concomitantes modelos de linguagem (LLMs). O ensaio parte de uma interpretação fenomenológica de Aristóteles feita por Heidegger em 1924, não se restringindo à exegese dos textos envolvidos. A remissão ao contexto grego é ao mesmo tempo um deslocamento tópico imposto pela velocidade das atuais transformações e uma tentativa de reformulação da questão em suas raízes históricas mais recônditas. O horizonte é a abertura de caminho para uma investigação fundamentada dos atuais processos digitais de formação e deformação da opinião. No espírito da coleção na qual se insere, o livro remete os conceitos filosóficos a ilustrações que facilitam sua compreensão sem, todavia, dispensar ruminações reflexivas. Justificam esse esforço tanto a complexidade própria do fenômeno, quanto a ameaça de uma «falência discursiva» que sinistramente o acompanha. Este é o volume 5 da Coleção luso-brasileira «Fenomenologia e Cultura», coordenada por André Barata, Fernando Gastal e Marcelo S. Norberto, que visa responder a duas lacunas no âmbito da publicação de obras em língua portuguesa da área do pensamento fenomenológico: a produção de ensaios inéditos sobre os desafios societais e culturais do nosso tempo a partir de abordagens fenomenológicas autênticos por autoras e autores luso-brasileiros; e a criação de um espaço de publicação simultânea de ensaios em ambos os países, com amplo alcance de circulação e distribuição. Marca: Não Informado