Conceito Central Na Teoria Da Arte Desde Os Seus Primórdios Na Medida Em Que Foi Sempre Um Dos Principais Motores Da Própria Prática Artística, Ao Longo Dos Séculos A Ideia Do Belo Foi Objeto De Variadas Definições. Se Para Os Antigos A Beleza Era Uma Ideia Perfeita Concebida A Partir Da Natureza, E Se Na Idade Média Era Necessariamente O Reflexo Da Luz Divina, Já A Partir Da Renascença Ela Começa A Ganhar Vida Própria Para, Com O Século Xviii E O Romantismo, Poder Tornar-Se Expressão Da Subjetividade Do Artista. Os Textos Reunidos Neste Quarto Volume Da Coleção A Pintura - Cícero, Plotino, Castiglione, Félibien, Lessing, Entre Outros - Oferecem Uma Visão Panorâmica Dessas Diferentes Concepções Do Belo, Desde Sua Origem, Com A Filosofia Platônica, Até Os Precursores Da Modernidade, Como Baudelaire Ou Huysmans. A Coleção A Pintura, Em 14 Volumes, É Uma Antologia De Textos Fundamentais Sobre A Arte Ocidental, Reunindo 130 Autores Do Século Iv A.C. Ao Século Xx.