Em Performances Do Tempo Espiralar Poéticas Do Corpotela A Ensaísta Poeta Dramaturga E Professora Leda Maria Martins Explora As Interrelações Entre Corpo Tempo Performance Memória E Produção De Saberes Principalmente Os Que Se Instituem Por Via Das Corporeidades Em Novas Dicções A Autora Consolida O Conceito De Tempo Espiralar Que Surge Pela Observação De Práticas Comunitárias E No Fundamento Cognitivo De Vários Grupos Étnicos Africanos Que Nas Américas Recriaram Seus Laços De Pertencimento Telúrico Isso Acontece Sobretudo Nas Culturas Fincadas Na Oralidade E Na Cosmovisão Ancestral Cujas Práticas Performativas Celebram O Corpo Como Lócus Da Memória Essa Percepção Cósmica E Filosófica Entrelaça No Mesmo Circuito De Significância A Ancestralidade E A Morte O Passado Habita O Presente E O Futuro O Que Faz Com Que Os Eventos Desprovidos De Uma Cronologia Linear Estejam Em Processo De Perene Transformação E Concomitantemente Correlacionados
No Livro A Autora Propõe Que A Experiência E A Compreensão Filosófica Do Tempo Podem Ser Expressas Por Uma Inscrição Não Necessariamente Discursiva E Mesmo Não Narrativa Mas Não Por Isso Menos Significativa E Eficaz A Linguagem Constituída Pelo Corpo Em Performance Das Liturgias Do Reinado Ao Teatro E Às Artes Cênicas
Dialogando Com Outros Pensadores Como Alfredo Bosi E João Guimarães Rosa Leda Maria Martins Desconstrói A Dicotomia Entre Oralidade E Escrita Enfatizada Pelo Ocidente Que Prioriza A Lingua