SinopseA Reflexão Acadêmica Muitas Vezes Mantém Apenas Laços Externos Com Uma Dimensão Política Mais Ampla Não Raro É Indiferente A Projetos De Sociedade Com Isso Pretende Investirse Artificialmente De Uma Aura De Neutralidade Como Se A Ausência De Valores Fosse A Melhor Característica Da Ciência Nesse Caminho Porém Distanciase Da Reflexão Mais Sofisticada Pagando O Preço Nada Inocente De Adesão A Práticas Pedagógicas Autoritárias Que Só Confirmam Os Ditames Da DominaçãoOs Textos Aqui Reunidos São Feitos De Outra Matéria Trazem Outra Promessa Afinal A Pedagogia Históricocrítica Reconhece Seu Lugar Na Trama Da Sociabilidade E Compreende Que Valores São Indissociáveis Da Avaliação Mais Objetiva Da Natureza Dos Projetos Pedagógicos Assim Apoiados Em Sua Reflexão Temos Lançado Um Olhar Tanto Rigoroso Quanto Generoso Sobre A Experiência Humana De Formação Enfim Temos Atuado Em Prol De Uma Concepção De Educação Que Atenta À Realidade VinculaSeu Olhar Radical À Emancipação Da Sociedade E À Liberdade João Carlos Salles Reitor Da Universidade Federal Da Bahia