Este Livro Constitui Uma Primeira Aproximação Ao Significado Da Pedagogia Históricocrítica Isto Porque Está Em Curso O Processo De Elaboração Desta Corrente Pedagógica Através Da Contribuição De Diferentes Estudiosos De Minha Parte Venhodedicandome A Uma Pesquisa De Longo Alcance Que Se Desenvolve Com Ritmo Variável E Sem Prazo Para Sua Conclusão Por Meio Da Qual Se Pretende Rastrear O Percurso Da Educação Desde Suas Origens Remotas Tendo Como Guia O Conceito De Modo De Produção Tratase De Explicitar Como As Mudanças Das Formas De Produção Da Existência Humana Foram Gerando Historicamente Novas Formas De Educação As Quais Por Sua Vez Exerceram Influxo Sobre O Processo De Transformação Do Modo De Produção Correspondente Pretendese Assim Revelar As Bases Sobre As Quais Se Assenta A Pedagogia Históricocrítica Para Viabilizar A Configuração Consistente Do Sistema Educacional Em Seu Conjunto Do Ponto De Vista Dessa Concepção Educacional Trecho Extraído Da Apresentação