Um Trem Leva Antonio De Sua Pequena Cidade Até A Distante Capital Do Estado, Que Ele Nunca Visitara. Seu Objetivo É Encontrar Estevão, O Filho Único Que, Tempos Atrás, Partira Em Busca De Melhores Oportunidades De Trabalho. A Única Informação Que Ele Tem Do Paradeiro Do Filho É O Endereço De Uma Pensão Próxima Ao Centro Da Idade. Mas Aquele Antigo Sobrado Em Breve Será Demolido, Juntamente Com Outras Construções Do Bairro Para Dar Lugar A Uma Grande Estrutura De Avenidas E Viadutos. Na Pensão, Ele Trava Relacionamento Com Outros Hóspedes, Que Lhe Trazem Algum Conforto E Apoio Em Sua Busca. Em Especial, Ele Se Afeiçoa Ao Filho Da Dona Da Pensão, Um Adolescente Com Amizades Perigosas E Que Parece Saber Sobre O Destino De Estevão Mais Do Que Aparenta. É A Partir Daquele Prédio Condenado À Demolição Que Antonio Começa A Jornada Para Encontrar Estevão, Enquanto Tenta Entender Um Mundo Muito Diferente Daquele Que Conhecia Em Sua Terra Natal. Ao Mesmo Tempo, Ele Testemunha A Transformação De Uma Capital Quase Provinciana Em Uma Metrópole Desumana E Violenta, Como É A Maioria Das Grandes Cidades. Mas Em Meio Ao Desânimo E Ao Desencanto, Ele Descobre As Borboletas. Final Dos Anos 1970. Antonio Deixa Pela Primeira Vez O Pequeno Vilarejo Onde Mora No Interior Para Sair À Procura De Estevão, Seu Filho Que Partira, Anos Antes, Rumo À Capital Do Estado. A Única Informação Que Tem Para Iniciar A Busca É O Endereço De Uma Pensão, Mas Ela Está Prestes A Desaparecer Em Meio A Obras Que Transformam Um Tradicional Bairro De Belo Horizonte Num Torvelinho De Tratores, Poeira E Implosões. O Premiado Escritor João Batista Melo Mescla Seu Estilo Poético Às Influências Do Neorrealismo Italiano E Do Policial Noir De Hollywood Para Contar A Jornada De Um Homem À Procura Não Somente De Um Filho, Mas Da Compreensão Dos Destinos De Sua Pequena Família E De Sua Própria Existência. Melo Demonstra Possuir Traquejo E Imaginação Prodigiosa Ao Compor Frases E Escolher Palavras . Bernar