O Teatro De Gertrude Stein É Novo Em Muitos Sentidos. Em Primeiro Lugar, As 18 Peças Reunidas Neste Livro São Consideradas Pelos Teóricos Do Teatro Pós-Dramático , O Teatro De Hoje , Como Modelos Que Ainda Precisam Ser Mais Bem Explorados Pelos Leitores E Encenadores. Em Segundo Lugar, É A Primeira Vez Que Sai No Brasil Uma Obra Que Reúne Todas As Peças Que A Autora Escreveu Entre 1913 E 1920, Um Período Particularmente Fértil Em Experimentações Com A Linguagem. Avessa A Criar Tramas E Personagens, Como Já Se Sabe, Gertrude Stein Dedicou-Se A Inventar Estruturas Linguísticas. O Seu Estilo Se Tornou Tão Fundamental Que, Nas Suas Peças, Suplantou Definitivamente Os Temas, Como Bem Observou Richard Kostelanetz. Por Isso, Nas Criações Da Dramaturga Norte-Americana, As Palavras Se Tornam Sempre Objetos Autônomos, Ou Seja, São Elas Mesmas E Não Símbolos De Alguma Outra Coisa. O Leitor Deverá, Assim, Durante A Leitura Das Peças, Dedicar Especial Atenção Às Palavras, Sem Se Preocupar Muito Com O Conteúdo.O Teatro De Gertrude Stein É Um Espetáculo Verbal. A Própria Artista Disse Certa Vez: A Linguagem É Uma Coisa Real, Não É Uma Imitação Dos Sons, Das Cores Ou Das Emoções. Como Recreação Intelectual, As Palavras De Stein Soam Muito Estimulantes E Divertidas, O Seu Saboroso Nonsense É Capaz De Arrancar Gargalhadas, Dando Origem A Ótimas Performances, A Ótimas Peças De Teatro. De Teatro Pós-Dramático, Bem Entendido, Do Qual Não Podemos Mais Fugir, Pois É Uma Das Formas Artísticas Do Nosso Tempo, Forma Já Delineada Nas Primeiras Décadas Do Século Passado Por Essas 18 Peças.