A formação é um processo social que envolve formar o indivíduo para a autonomia e para a emancipação, contemplando os aspectos da cultura de maneira geral e não apenas a formação escolar, ainda que esta também faça parte de modo importante do processo formativo. Na Modernidade, a capacidade de fazer experiências tem sido empobrecida, e, com o surgimento da informação, as narrações entraram em declínio. Esta obra busca desenvolver essas reflexões sob o amparo dos autores da Teoria Crítica da Sociedade – principalmente Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer –, discutindo ainda questões relacionadas à epistemologia do Jornalismo. Também analisa historicamente o surgimento do Jornalismo como área de atuação e profissão bem como as mais recentes Diretrizes Curriculares estabelecidas em 2013, oferecendo uma leitura crítica de teorias e materiais didáticos da área. Por fim, a partir de entrevistas semiestruturadas com 33 professores jornalistas que atuam em cursos de Jornalismo em instituições públicas, filantrópicas e particulares, discute a concepção de formação, a compreensão histórica e epistemológica e a relação entre Jornalismo e desenvolvimento social.