A Variação Linguística Veio Para Ficar Como Objeto E Objetivo Das Novas Propostas De Educação Em Língua Materna No Entanto O Tratamento Desse Importante Tema Na Escola E Na Sociedade Em Geral Ainda Deixa Muito A Desejar Por Falta De Embasamentoteórico Claro E De Reflexões Mais Solidamente Apoiadas Nos Postulados Da Sociolinguística E Da Sociologia Da Linguagem As Duas Disciplinas Que Lidam Com O Fenômeno Da Variação E Da Mudança Linguísticas E Suas Consequências Sociais Culturais Políticas E Pedagógicas Nada Na Língua É Por Acaso Por Uma Pedagogia Da Variação Linguística Apresenta De Modo Acessível E Esclarecedor Os Fundamentos Necessários Para Que Professores Em Atuação E Em Formação Autores De Material Didático Gestores Da Educação Estudantes De Letras E De Pedagogia Jornalistas E Comunicadores Em Geral Possam Abordar Conceitos Como Variação E Mudança Normapadrão E Norma Culta Estigma E Prestígio Letramento E Oralidade Entre Outros De Maneira Consistente E Sem As Distorções Que Infelizmente Aparecem Com Tanta Frequência Em Documentos Oficiais Diretrizes Curriculares Livros Didáticos E Principalmente Nos Meios De Comunicação Onde Imperam Noções Arcaicas E Précientíficas Sobre Língua E Linguagem Que Em Nada Contribuem Para A Construção De Uma Democracia Linguística No Nosso País Além De Apresentar E Discutir Os Principais Conceitos Da Sociolinguística O Livro Propõe Atividades Práticas Para O Tratamento Da Variação Em Sala De Aula O Que Lhe