A entrada do Brasil no seculo XX - preparada desde o fim do Oitocentos pela abolicao da escravidao, o advento da Republica, pelo inicio da atividade industrial, da imigracao estrangeira e das grandes obras publicas - iria provocar como reflexo mais evidente, na area cultural, a descentralizacao da vida literaria. A projecao dessas mudancas sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de producao local em varias capitais - como Porto Alegre, Sao Paulo, Belo Horizonte e Recife - com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de acao dos enredos, fazendo surgir os romances de escandalo ou de cronica, da vida de pequenas cidades, ou especificos da vida proletaria, pequeno-burguesa ou vagamente populares . Aumentam tambem as referencias a musica popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias. Este segundo volume da trilogia de A musica popular no romance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai ate O ultimo dos Morungabas de Galeao Coutinho (1944).