Um Mundo Dividido É Um Clássico Da Antropologia Brasileira Escrito No Final Dos Anos 1960 E Publicado Em 1976 O Livro Trata Dos Apinayé Povo Indígena De Língua Jê Que Havia Despertado O Interesse Etnológico Por Conta De Seu Intricado Sistema De Metades Que Parecia Diferente De Todos Os Tipos Sociais Conhecidos Pela Antropologia Da Épocacom Fina Sensibilidade Etnográfica Damatta Resolveu O Enigma Fornecendo A Descrição Correta Da Estrutura Apinayé Mostrando Que A Suposta Excepcionalidade Era Resultado De Um Mal Entendido Etnográfico Além Disso Revelou O Fascinante Dualismo Apinayé Abrindo Caminho Para Uma Renovação Conceitual Na Antropologia Brasileira Rompeu Com A Visão Das Sociedades Indígenas Como Estruturas Sociais Fixas Ou Indiferenciadas E Chamou Atenção Para O Dinamismo Sociopolítico E A Complexidade Dos Apinayé Percebeu Também Uma Tensão Entre Vetores Hierárquicos E Vetores Igualitários No Interior De Uma Sociedade Indígena Contribuição Inestimável E Insight Antropológico Fundamentalmas A Relevância De Um Mundo Dividido Não Está Apenas Na Compreensão Dos Povos Indígenas Ela Se Conecta Às Reflexões De Damatta Sobre O Brasil Pois Assim Como Os Apinayé A Cultura Brasileira Também Apresenta Uma Ideologia Dividida Como Tão Bem Analisou O Autor Em Outros Livros Talvez Não Seja Exagero Dizer Que Damatta Viu O Brasil Pelos Índios E Viu Os Índios Pelo Brasilapesar Das Décadas Que Separam Esta Nova Edição Da Primeira O Livro Perman