Mulheres Negras Em Rio, 40 Graus (1955): Representações De Nelson Pereira Dos Santos Tem Como Tema As Representações Das Mulheres Negras Difundidas No Filme Rio, 40 Graus, De Nelson Pereira Dos Santos, Com Base Nos Estudos Feministas E De Gênero, Cujo Intuito É O De Historicizar/Desnaturalizar Essas Representações Enfatizando As Suas Condições De Produção. Essa Desnaturalização, No Desvelamento Do Caráter Histórico E Cultural Das Representações, Permite Que Outras Possam Ser Construídas E Veiculadas, Pondo Em Questionamento Imagens Que Foram Tomadas Como Verdadeiras E Naturais Acerca Das Mulheres Negras No Brasil. Permite Ainda A Compreensão De Que As Mulheres Negras São Sujeitos Com Subjetividades Plurais E Múltiplas, Que Não São Fixas Ou Permanentes, E Que, Portanto, Transformam-Se E Relacionam-Se Com Vários Outros Aspectos Da Vida Social, Como Classe, Raça, Profissão E Geração.