Em Modernidade E Discurso Econômico, Leda Paulani, Professora De Economia Da Usp, Dedica-Se A Um Ofício Cada Dia Mais Raro Na Sua Área De Estudo: Analisar As Raízes Filosóficas E Ideológicas Das Ideias E Dos Discursos Na Economia. Em Um Mundo Onde A Política Econômica É Tratada Como Engrenagem Mecânica Sem Opção, Pairando Como Ciência Pura E Inquestionável, Acima E Mandando Na Política E Seus Partidos, Leda Recupera O Debate Sobre Os Fundamentos Teóricos Da Economia Política, O Contexto Social E As Ideias Filosóficas Que Influenciam As Correntes Econômicas. Uma Questão Que Se Relaciona Com Os Embates E Discussões Cotidianas Sobre Os Rumos Do Estado, Do País E As Receitas Prognosticadas Pelos Economistas Ortodoxos, Os Maiores Defensores Da Pureza Da Ciência Econômica.Leda Analisa Os Autores E O Ambiente Político Que Influenciam Esta Ciência: ...A História Das Ideias Não Se Determina Por Si Mesma; A Produção Das Ideias Determina-Se Inescapavelmente Pelo Lugar Histórico De Sua Germinação, Pelas Circunstâncias Temporais E Pelas Contingências Locais Da Vida Material Onde São Geradas, Donde Sua Inevitável Transformação Ideológica Quando Deslocadas De Seu Lugar De Origem, Explica A Autora Na Introdução Do Livro.A Partir Deste Princípio, Leda Discorre Sobre A Obra E A Influência Da Evolução Das Ideias Modernas E Pós-Modernas, Com Suas Contradições Entre Indivíduo E Sociedade, Partindo Desde Hegel, Até Desaguar No Neoclassicismo Do Discurso Econômico Ortodoxo, Passando Pelas Suas Bases No Utilitarismo De Jeremy Bentham, Nas Idéias De Adam Smith, John Stuart Mill E Hayek.O Livro Traz Ainda Uma Profunda Análise Das Limitações Do Trabalho De Donald Mcloskey Sobre A Retórica No Discurso Econômico, Recebido Com Entusiasmo Por Muitos Críticos Do Neoliberalismo, Mas Que É Extremamente Crítico Da Modernidade E Não Propõe Uma Alternativa Ao Pensamento Único.No Último Capítulo, A Partir Das Análises De Karl Marx E Guy Debord, Leda Retoma A Importância Da Crítica Da Economia Política E Do Ideário Da Modernidade, De Não Se Perder De Vista Seu Significado Em Termos De Projeto De Emancipação, Muito Diferente Da Visão Neoliberal Que Trata As Relações Sociais, E Dentre Elas A Economia, Como Um Fenômeno Natural, Como Se Fosse Natural E Inevitável A Crescente Desigualdade, Pobreza E Outras Maravilhas Contemporâneas Do Capitalismo. É Contra Os Cinismos Da Falta De Opção Ou Dos Que Tudo Relativizam Como Mera E Inconseqüente Retórica, Que Leda Desvenda As Raízes Do Pensamento Que Fundamenta Idéias E Do Que Justifica A Falta Delas Na Economia.