A Partir Do Final De 1970 Intensos Debates Permearam A Educação Física Escolar Com O Objetivo De Ressignificar O Seu Papel Na Escola Dentre Os Diferentes Temas Abordados Nesse Movimento Destacamos O Debate Sobre Métodos De Ensino A Ideia Central Desses Autores É Que O Modelo De Ensino Tradicional Já Não É Mais Adequado A Essa Nova Educação Física Que Busca Uma Formação Integral Do Aluno Em Um Ambiente De Ensinoaprendizagem Marcado Pela Ludicidade E Autonomia Assim Diferentes Métodos De Ensino Foram Desenvolvidos E Apresentados Como Alternativa Para O Ensino Tradicional Dentre Eles Podemos Destacar O Método De Ensino Aberto E O Teaching Games For Understanding Tgfu Particularidade À Parte Esses Modelos Compartilham A Ideia De Tornar As Aulas De Educação Física Mais Atraentes E Prazerosas Aos Alunos Apesar Desses Avanços Ainda São Escassas As Pesquisas Que Analisam O Efeito Dos Diferentes Métodos De Ensino Em Educação Física Escolar No Nível De Prazer Dos Alunos É Nessa Lacuna Que O Livro Métodos De Ensino Motivação E Prazer Na Educação Física Escolar Foi Desenvolvido Na Presente Obra Buscamos Abordar Os Principais Fatores Relacionados À Motivação Escolar Tomando Como Base A Teoria Da Autodeterminação Além Disso Apresentamos Um Debate Teórico E Prático Sobre Métodos De Ensino Tradicional Ensino Aberto E Tgfu E Seus Efeitos No Nível De Prazer Dos Alunos Portanto Esta Obra É Destinada A Professores Acadêmicos E Estudantes Engajados No Debate Sobre O Ens