Já Nos Advertiu Antonio Candido Que A Busca Dos Matizes É Um Dos Trabalhos Mais Difíceis A Que Se Submete O Pesquisador. Exige Maturidade. Supõe Liberar A Reflexão Dos Modelos Interpretativos Constituídos. Cria Uma Inquietação Intelectual Que Se Traduz Na Busca Da Palavra Exata. Essa Foi A Proposta De Marlos Ao Constituir Seu Método De Trabalho Simultaneamente À Ação De Desenhar E Redesenhar Seu Objeto De Estudo, Submetendo-Se Ao Que Os Discursos Examinados Lhe Trouxeram De Sugestivo. Marlos Nos Ensina A Ler Os Autores De Um Modo Interessado Sem Aplicar De Forma Mecânica Chaves Interpretativas Aos Problemas Que Identifica. A Originalidade Da Investigação De Marlos Reside No Fato De O Autor Pensar As Propostas Das Políticas Públicas Da Educação No Pensamento Educacional À Luz Do Que Denomina Uma História Da Cultura Política Sem, No Entanto, Tomá-Las Como Mero Reflexo Do Ambiente Político. Considero Este Livro Leitura Obrigatória Para Professores E Pesquisadores De História Da Educação Brasileira. (Excertos Do Prefácio) - Clarice Nunes, Professora Doutora, Aposentada Na Universidade Federal Fluminense (Uff), Professora Do Mestrado Em Educação Na Universidade Estácio De Sá Pesquisadora Associada Da Uff E Do Inep). Leia Mais