Quando o vitral de Maria Madalena foi criado em Chartres há 800 anos atrás, ainda não havia um modelo apropriado para isso. A teologia se esforçou durante centenas de anos para encontrar uma imagem da mulher de Magdala. Hoje em dia, temos o conceito universal da "grande pecadora". A quantidade inconcebívelmente vasta de trabalhos teológicos sobre Maria Madalena foi preparada por Sophia-Janet Aleemi para compor uma imagem que fosse clara, também para os leigos, que espelha a história tanto coletiva, quanto histórica do tema, tornando assim perceptível a posição única de Chartres sobre o assunto. Assim como em seu livro sobre o vitral de João, Sophia-Janet Aleemi consegue expor as conexões de forma empolgante, com cuidado científico e em um estilo exemplarmente claro. Segue-se a descrição detalhada de cada medalhão, cujas imagens excelentes estão anexadas ao livro como cartões. A técnica fotográfica moderna possibilitou a visualização de detalhes significativos que, talvez, jamais foram vistos por olhos humanos depois que os vitrais foram inseridos em seus lugares. Sophia-Janet Aleemi elabora uma interpretação do vitral de Maria Madalena de acordo com o método da Escola de Chartes: esta conduz a uma imagem conclusiva e convincente do ser humano indicador do futuro que é Maria Madalena da maneira como está registrado em Chartres, passando muito além dos conceitos tradicionais. Vemos Maria Madalena em Chartres como a transmissora da Palavra pela primeira e, talvez, única vez na história da arte. Marca: Não Informado