A Utilização De Estratégias Didáticas Lúdicas Como As Oficinas Desenvolvidas Neste Manual Contribui Para O Desenvolvimento Da Aprendizagem Significativa Dos Alunos Promovendo A Interação E A Ressignificação Dos Conceitos De Botânica Distribuídas Ao Longo De 14 Tempos De Aula A Execução Das Oficinas Botânicas Após A Etapa De Problematização Contribui Para A Evolução Da Autonomia E Do Pensamento Crítico Dos Educandos Que De Forma Ativa E Autônoma Vão Se Tornando Autores Do Seu Próprio Processo De Ensino-Aprendizagem Sob Pequenas Intervenções Do Professor Cada Oficina Traz Em Si Mesma A Oportunidade De Inserir Às Aulas De Biologia A Integração De Conceitos Que Transcendem A Natureza Biológica Das Coisas Da Vida E Dos Materiais Sem No Entanto Deixar De Remeter À Identidade Dos Ciclos Que Sustentam Cada Organismo Vivo Desde A Identificação Do Seu Papel Até O Reconhecimento Da Natureza Etérea No Pós Morte Elevando À Ciência O Seu Papel Crucial No Delineamento Deste Percurso Por Meio Da Investigação E Do Método Com Uma Proposta Ousada Este Manual De Oficinas Botânicas Leva Às Aulas De Biologia Muito Mais Do Que O Conhecimento Científico Sistematizado Mas A Significação Do Que A Ciência Representa Na Construção Do Conhecimento Humano