O tipo de material também fica a seu critério: as lixeiras de plástico são mais baratas porém mais frágeis. Já as lixeiras de inox são mais caras e bonitas. Tudo depende do valor que você quer investir e se quer trocá-la com frequência ou não. Eu quero muito uma de inox para a cozinha pois acho mais bonita e higiênica.
Se você tem aquelas lixeirinhas pequenas para lixos orgânicos em cima da pia saiba que isto é totalmente anti-higiênico! Os restos de comida trazem bactérias e, por estar em cima da pia, as bactérias tem mais contato com pratos, balcão e locais onde você prepara os alimentos. Escolha um tamanho médio com capacidade de 15 a 30 litros e o estilo de abertura mais indicado é com pedal ou estilo basculante (de vai e vem) pois assim as mãos ficam livres. E não tenha preguiça de trocar o lixo da cozinha, mesmo que ele não esteja cheio, retire com frequência principalmente se você cozinha muito.
Dicas:Como no escritório a maioria do lixo é formada por papéis, o estilo de lixeira e tamanho fica de acordo com seu gosto. O mais indicado e mais prático para ter embaixo da mesa são aquelas sem tampa, estilo balde.
Cuidados: Não lavar com esponjas de aço.