O relacionamento entre adolescentes e seus pais é historicamente complicado. Uma das principais razões para esta premissa do relacionamento familiar é a falta de comunicação: o diálogo com os pais geralmente é interrompido. As causas disto podem ser a mudez típica dos adolescentes frente aos adultos ou a inadequação inconsciente por parte dos pais. Pior, a falta de conversa é a porta para inúmeros conflitos entre as duas gerações. Para ajudar na (re)estruturação do diálogo, no processo de interação e na construção de relações saudáveis e duradouras entre pais e filhos, a M.Books lança no Brasil "Adolescentes e Pais", do especialista e psicólogo Roger McIntire.
O livro é um guia prático para profissionais do ensino, psicólogos, terapeutas, consultores e, especialmente, pais de adolescentes.
A cobrança de um bom desempenho escolar, da mudança de postura do jovem quanto aos desafios que surgem (ele não é mais criança, mas também não é adulto), a administração de suas habilidades, as novas responsabilidades sociais e familiares são alguns fatores que provocam "faíscas" no relacionamento entre pais e adolescentes. Os problemas podem agravar-se caso a comunicação nesta nova etapa na vida familiar não se efetue de forma adequada.
Os pais querem criar adultos competentes e responsáveis ao mesmo tempo em que desejam construir e estabelecer uma amizade duradoura. O adolescente quer ser ouvido e respeitado, mas ainda mantém algumas atitudes infantis. Quando contrariado, sente-se incompreendido.
Ciente que a construção da vida familiar sadia está na prática do diálogo, McIntire escreveu "Adolescentes e Pais" com foco na importância da conversa e do entendimento na interação entre o adulto e o adolescente. O autor demonstra como conversar com os jovens sobre assuntos como sexo, drogas, tarefas escolares, amizades, responsabilidades familiares, interação familiar, expectativas profissionais, comportamentos inadequados, super proteção, punições, interesses, desenvolvimento de habilidades e capacidades.
O livro utiliza exercícios e exemplos de diálogos comuns no dia a dia da família e na escola. Por meio de análise técnica, em linguagem acessível, apresenta sugestões e soluções para a melhora do diálogo entre adolescentes e adultos.