por R$ 42,20R$ 42,20 em até 4x de R$ 11,08 com juros (1.99% a.m) no cartão de crédito.
por R$ 35,87R$ 35,87
no PIX com 15% de desconto
Autor: Luiz Antônio Silva Campos 2a edição - 2015 atualizada 160 páginas Formato 16 x 23 cm Impressão: 1 cor Contém ilustrações dos exercícios Encadernação: brochura ISBN: 978-85-8334-018-8
Neste livro, procura-se elucidar alguns pontos da prática vivida que passam despercebidos, mas orientam as teorias. Portanto, analisar a questão histórica, a contextualização social deste esporte no cenário do país, a estrutura e peculiaridades que o tornam diferente de outros esportes, além de sua prática no ambiente pedagógico escolar, traz à tona um vôlei possível, agradável e diferenciado ''da'' escola, possibilitando ao ''aluno licenciando em Educação Física'' uma reflexão sobre a prática real desse voleibol.
Apresenta-se uma proposta de como construir os conhecimentos de voleibol como tema de uma aula de Educação Física Escolar, desde a primeira idade escolar até o fim do Ensino Médio. Nesta abordagem, é priorizado o aspecto didático, pois se entende que o ensino de qualquer componente curricular requer um tratamento didático significativo, já que somente após uma sistematização e organização de ensino é que o professor poderá identificar progressos no processo ensino-aprendizagem.
Procurou-se descrever com detalhes aspectos práticos das fases do desenvolvimento dos alunos partindo da Educação Infantil,passando pelo Ensino Fundamental e finalizando no Ensino Médio. Em cada um desses estágios de desenvolvimento do aluno, abordagem de ensino, conteúdos e métodos de trabalho têm pequenas variações, mas decisivas para uma efetiva aprendizagem.
É uma proposta em que o destaque é ''o pensamento do time''. Entende-se que uma equipe atuando em função de um só objetivo deve necessariamente pensar de uma forma única, até mesmo no momento de uma criação individual. Pedagogicamente esse objetivo conduz o aluno atleta diretamente ao exercício do pensamento cidadão, onde estratégias e decisões precisam ser coletivas e multidisciplinares. É enfatizado o treino do ''jogo de estudo'', partindo sempre da perspectiva pedagógica da ação-reflexão-ação. Isto representa dizer que não há mais espaço só para a ação, a reflexão é tão ou mais importante que o ato de ''fazer''.
Sumário 1. Entendendo a prática do voleibol na escola O jogo de voleibol: análise histórica e teórica Aspectos relevantes do vôlei no contexto escolar
2. Jogando vôlei na escola: tema de uma aula de Educação Física Escolar Reflexões teóricas A estrutura de uma aula de Educação Física Escolar - conteúdo vôlei Atividades de voleibol para a faixa etária de 6 a 10 anos (Ed. Infantil à 4a série) Atividades de voleibol para a faixa etária de 11 a 14 anos (5a à 8a série) Atividades de voleibol para a faixa etária de 15 a 17 anos (Ensino Médio) Pressupostos conclusivos
3. Treinando vôlei na escola: o pensamento do time Questões teóricas sobre o treino de vôlei ''da'' escola Metodologia de trabalho O treinamento de voleibol na escola: o quê e como. Sugestões Fundamentos e técnicas do jogo Técnicas, fundamentos e preparação física Aquecimento e relaxamento Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo Questões básicas para ensinar e treinar o ataque Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo
4. Anexos O registro Projetos de ação para o voleibol ''da'' escola Sites interessantes de voleibol