Este livro potencializa a vontade coletiva de refletir sobre a prática teórico-metodológica desenvolvida em uma escola particular, na cidade de Campinas - SP. Os textos aqui apresentados abrem-se a partir de escritas de relatórios escolares para mostrar seu recheio, suas camadas de possibilidades numa proposta de trabalhar por projetos que não se repetem, mas se articulam num constante dentro-fora-dentro. Projetos de trabalho constituem uma forma de partir do que o aluno já sabe para direcioná-lo a outras experiências. O objetivo é trabalhar com situações de aprendizagem em que todas as relações e possibilidades se fazem necessárias, deixando para trás a fragmentação artificial do conhecimento escolar, de forma que os sujeitos se tornem socialmente cooperativos e capazes de planejar e tomar decisões. Por se tratar de um trabalho em grupo, leva à socialização e cooperação. Implica em grande transformação do tempo e espaço, na revisão do currículo e, principalmente, na revisão da postura do professor.O livro é composto por oito capítulos e parte das reflexões provindas do trabalho docente dos professores polivalentes ou generalistas para o do professores especialistas, buscando sempre um movimento transdisciplinar, ou seja, tomando as disciplinas mais como um ponto que se irradia e se entrelaça com outras, do que como um território bem demarcado. Desejamos que a leitura destes textos movimente em cada leitor(a) o desejo de criar suas próprias camadas moventes de conhecimento que se encaixam, se abrem e se fecham, como metáforas do gestar e parir, fechar e abrir, continuamente [...].Organizador(a): Renata Sieiro Fernandes, Alda RomagueraISBN: 978-85-7913-304-6Ano: 2015Edição: 1aNúmero de páginas: 208Editora: AdonisFormato: 16x23 cmOrganizadores: Renata Sieiro Fernandes, Alda RomagueraClassificação: Formação