Na Primeira Parte Do Livro, Denominada Avaliação Da Aprendizagem Escolar: Do Passado Para O Presente, O Leitor Encontrará Um Arco Histórico Sobre As Pedagogias Que Atravessaram Os Séculos Xvi Ao Xx. Esse Estudo Começa Com A Chamada Pedagogia Tradicional, Marcada Por Três Propostas Pedagógicas: A Jesuítica, A Comeniana E A De Johann Herbart; Em Seguida, Há Uma Abordagem Sobre A Chamada Escola Nova, Concepção De Ensino Defendida Por John Dewey E Maria Montessori, Referências No Campo Da Educação Moderna. Por Último, O Autor Traz Um Enfoque Sobre A Tecnologia Educacional Por Meio De Seus Principais Idealizadores, Ralph Tyler, Benjamin Bloom E Norman Gronlund. Na Segunda Parte, Denominada Avaliação Da Aprendizagem Escolar: Do Presente Para O Futuro, Os Leitores Encontrarão Reflexões Com O Objetivo De Subsidiar A Prática Da Avaliação Da Aprendizagem No Cotidiano Das Escolas. Esta Parte Traz Inúmeras Experiências Sobre O Ato De Avaliar E Discute As Posturas Do Educador Nesse Processo.