objetivo deste livro é apresentar uma metodologia para testar experimentalmente - por meio do Laboratório de Logística, uma estrutura de simulação de ambiente empresarial, tendo como motor a aplicação de um business game de logística junto a estudantes e executivos -, diversos elementos de pesquisa e tentar relacioná- los à teoria existente. Além da metodologia, a proposta também envolve apresentar o resultado de diversos testes já realizados com seu uso, como: a assimilação dos conceitos de logística ocasionada pela aplicação do jogo em sala de aula; a adequação dos jogos de empresas aos diferentes estilos de aprendizagem; o impacto da estratégia de centralização de estoque no desempenho das empresas; a influência do mix de produtos no desempenho de empresas; a influência da intensidade do uso do modal rodoviário no desempenho das empresas. Também é esperado que a pesquisa realizada no livro incentive outros autores a desenvolver estudos análogos com jogos voltados para áreas específicas da administração (marketing, finanças, estratégia etc.), já que as peculiaridades inerentes a cada área de conhecimento podem provocar conclusões diferentes das genéricas, assim como o que parece ter acontecido com as pesquisas aqui apresentadas, no tocante à área de logística. Esta obra não consiste em um livro necessariamente didático; ela apresenta resultados de uma metodologia de pesquisa inovadora, em que a coleta de dados acontece em laboratório em vez de no palco mais tradicional