Resumo: O ambiente criado pelo jogo é um espaço que permite que crianças, Jovens e adultos desenvolvam diferentes aspectos importantes para a Convivência diária e para a evolução pessoal de cada indivíduo. Ao estar Imerso na atividade lúdica, passamos a entender e a valorizar, cada vez mais, O momento de brincar e do jogar. Não somos uma sociedade educada para o Lazer e, por vezes, julgamos esses momentos como perda de tempo; no Entanto, esse momento precioso de jogar permite que coloquemos em prática Nossa criatividade, espontaneidade, formação de ponto de vista, aprender a Lidar com regras, disciplina, aceitar opiniões de parceiros e tomar decisões. Partindo dessas reflexões, este livro tem como premissa apresentar ao Leitor a oportunidade de aprofundar as diferentes possibilidades relatadas, no Que tange à adolescência, trazendo também um repertório de 80 jogos com o Objetivo de contextualizar essas reflexões, contribuindo, assim, para a Formação de educadores dos diferentes seguimentos da educação formal e não Formal, com a intenção de que eles consigam compreender e perceber sua Aplicabilidade, propiciando uma educação que dialogue com as características E necessidades desta faixa etária, em que o jogar deve ser utilizado como Ferramenta pedagógica permeando o processo educativo.