No Final Da Década De 1950 Augusto Boal E Seus Companheiros Do Teatro De Arena Revolucionaram Na Encenação No Repertório Na Atuação Nos Figurinos Na Relação Com O Público O Que Se Entendia Por Arte Teatral No Brasil Um Dos Pontos Básicos Desse Novo Modo De Encenação Era Tornar O Espectador Parte Ativa Do Que Acontecia No Palco Com Intenção Abertamente Política Em Consonância Com As Promessas Democratizantes Do Desenvolvimentismo Barradas Pelo Golpe De 1964 Foi A Origem Do Que Boal Chamou Mais Tarde De Espect-Ator Todo Mundo Atua Age Interpreta Somos Todos Atores Até Os Atores Em 1971 Após Ser Preso E Torturado O Teatrólogo Parte Para Um Longo Exílio Percorrendo O Mundo E Difundindo Suas Ideias Nas Mais Variadas Situações Inclusive Entre Pessoas Comuns Em Lugares Comuns Como Ruas E Praças A Suma De Todas Essas Experiências Está Nas Dezenas De Exercícios Teatrais Deste Jogos Para Atores E Não Atores Muito Além Das Fronteiras Do Teatro Profissional Este Repertório De Técnicas É Utilizado Hoje Em Atividades Como A Psicoterapia A Educação E A Formação Política Até 2008 Jogos Para Atores E Não Atores Foi Constantemente Atualizado E Em 2013 A Edição Alemã Incorporou Todos Os Acréscimos Feitos Por Boal Para Outras Versões Europeias Estabelecendo Um Texto Final Aqui Adotado O Presente Volume Inclui Textos Inéditos Em Português Reunidos Em Apêndice Constituindo A Versão Mais Completa Entre As Que Circulam Atualmente Em Diversas Línguas