Para Trabalhar Matemática Na Escola Básica Trata Se Do Relato De Experiências Dos Professores Do Gciem Grupo Colaborativo De Investigação Em Educação Matemática Sobre A Utilização Dos Jogos Na Aula De Matemática O Trabalho Foi Desenvolvido Nas Escolas Da Rede Pública E Da Rede Particular Em Ambas As Redes Muitos Alunos Vivenciaram Pela Primeira Vez Situações De Jogos Em Sala De Aula De Matemática O Tema Que Apresentamos É O Jogo Como Recurso Pedagógico Kishimoto 1999 Kamii 1991 E Macedo 1995 Em Particular Os Jogos Que Denominamos Geométricos Os Jogos Permitem Uma Relação Educativa De Diálogo Freire 2000 Tendo Como Meio Os Conteúdos Culturais E De Matemática Os Jogos Que Denominamos Geométricos São Adaptações Dos Jogos De Mesa Presentes Em Nossa Cultura Os Jogos Que Utilizamos Foram Batalha Naval Jogos De Cartas Vários Puzzles Entre Outros Estes Possibilitaram A Exploração Dos Conteúdos Conceituais De Geometria E Permitiram Que Crianças E Jovens Vivenciassem A Essência Do Jogo O Divertimento Huizinga 2004 Na Aula De Matemática Os Diferentes Momentos Desse Trabalho Fazem Parte De Um Estudo Sobre O Papel Do Jogo No Processo De Ensino E Aprendizagem E Tem Como Pressuposto Que A Criança Aprende E Desenvolve Suas Estruturas Cognitivas Com Jogos O Trabalho Está Em Desenvolvimento Com Outros Jogos Apresentamos Para Serem Discutidos Neste Momento Alguns Resultados Sobre Os Geométricos