Deia De Escrever Este Livro Nasceu Quando Eu Estava Fazendo Uma Palestra Sobre Tecnologia Para Diretores De Marketing E Vendas De Empresas. Discorria Sobre Os Temas Martech E Marketing Cloud (Vou Abordá-Los Neste Livro Mais À Frente), Até Que O Diretor De Marketing De Uma Grande Empresa De Bens De Consumo Fez Uma Pergunta Que Me Chamou A Aten- Ção. Ele Disse: Ok, Fernando, Entendi Que Existem Tecnologias Incríveis No Mercado, Porém Eu Ainda Vejo Empresas Gastando Milhões Em Tecnologia E Inteli- Gência Artificial E, Mesmo Assim, Entregando Uma Péssima Experiência Para Seus Clientes. Na Sua Visão, O Que Está Faltando Eu Comecei Dizendo: Daria Para Escrever Um Livro Para Explicar Tudo Que Vem Por Trás (Ou Antes) Da Tecnologia: Do Pensamento Analítico, Passando Pelo Processo Científico E Pelos Conhecimentos De Modelos De Propensão Até A Forma De Gerenciar Equipes, Metas E Incentivos... Como Eu Disse, Daria Para Escrever Um Livro... ...E Deu! Este Livro Tem Como Objetivo Ajudar Profissionais Das Áreas De Marketing, Pro- Dutos E Vendas, De Todos Os Tamanhos E Setores De Empresa, Em Qualquer Cargo, A Crescer Usando O Poder Da Inteligência Artificial Para Alavancar E Esca- Lar Negócios. Isso Inclui Tecnologia E Vai Muito Além, Com Orientação Analítica, Organização De Times, Incentivos, Conhecimentos (Mínimos) De Estatística E Até Uma Análise Dos Vícios No Marketing Tradicional E Digital. Este Não É Um Livro Técnico Para Estatísticos Ou Cientistas De Dados, E Sim Para Profissionais De Negócios Aprenderem A Usar Dados Com Inteligência Na Tomada De Decisões. O Título Do Livro E A Linha Mestra Do Meu Raciocínio São Baseados Em Marketing, Pois Acredito Que É Onde Há Maior Oportunidade De Ruptura, O Que Chamo De O Começo Do Fim Do Marqueteiro Tradicional . O Con- Teúdo Aqui Apresentado, Porém, Vai Além, Por Dois Motivos: A Expansão Do Marketing: Como Outros Autores Já Mencionaram Em Livros De Marketing De Crescimento (Growth Hacking1, Em Inglês), O Marketing, Hoje, Deve Ir Além Da Atração E Aquisição De Consumidores E Incluir Ativação, Uso, Retenção, Receita E Recomendação. Dentro Das Empresas, Isso Naturalmente Passa Pelas Áreas De Vendas E Produtos. Quanto Mais Abertas São As Fronteiras Entre As Áreas (Departamentos) E Maior O Foco Em Unir Dados Com Inteligência Para Resolver Problemas Do Negócio, Melhor. Uma Das Histórias Que Vou Contar No Livro É De Um Aplicativo De Corridas De Carro Particular E Táxi Que Usou Algoritmos Para Mudar Seu Produto E, Com Isso, Reduzir Os Cancelamentos, Ou Seja, Embora O Cancelamento (Churn) Possa Ser Entendido Por Alguns Como Tarefa De Marketing, Foi A Experiência De Produto Que Resolveu O Problema Da Empresa. Sempre Que Eu Citar Marketing , Lembre-Se De Que, Para Mim, Ele É Bem Maior Do Que A Caixinha Criar Demanda , Ele Abrange Todo Tipo De Melhoria No Negócio Que Passa Por Interações Com O Consumidor. A Expansão Da Aplicação Do Conhecimento: Em Seu Crescimento Profissional, Você Deve Deparar, Em Algum Momento, Com Uma Mudança Por Meio Da Qual Complementará Seus Conhecimentos Técnicos Com Os De Gestão De Pessoas, Equipes E Metas. Por Isso, Depois De Dominar Os Conhecimentos De Tomada De Decisão Com Dados Presentes Neste Livro, Você Vai Querer Prever, Por Exemplo, A Propensão Das Pessoas Do Seu Time A Pedirem Demissão. Vou Contar Aqui A História De Uma Seguradora Que Criou Um Modelo Para Prever Esse Tipo De Problema E Antever Os Pedidos Dos Melhores Corretores. Sabendo Do Custo Alto De Aquisição Para Encontrar Bons Profissionais (Entrevistas Etc.), O Objetivo Era Reduzir As Desistências, Aumentando O Clv (Customer Lifetime Value) Dessas Pessoas Na Empresa. É A Gestão Com Dados. Em Seu Relatório Previsões Para O Cmo De 2020 , A Forrester Reforça Os Pontos Acima, Criticando Ideias Rígidas Sobre O Que É E Não É Marketing E Sugerindo Que Os Cmos (Chief Marketing Officer Diretor De Marketing, Em Inglês) Con- Trolem Tudo Aquilo Que É Bom Na Relação Com O Consumidor. O Que O Estudo Chama De Obsessão Pelo Cliente Deve Ser Mais Forte Que A Desconexão Ou Fragmentação Da Marca E Será Resultado De Uma Costura Perfeita Entre Expe- Riência Do Consumidor, Valores E Empresa, Experiência Do Funcionário E O Pró- Prio Marketing Convencional , Ou Seja, Expansão Do Marketing E Das Aplicações De Conhecimentos. A Inteligência Artificial Tem Sua Base No Casamento Da Estatística Com A Computação, Que Neste Livro Apresentarei De Uma Forma Simples De Entender E De Replicar, Usando, Em Alguns Casos, Exercícios Que Podem Ser Feitos Até Em Excel. Mas Seu Impacto Só É Explosivo Nos Negócios Quando Combinado O Lado Técnico Com A Criatividade, O Mundo Analítico, A Autonomia Dos Times E As Fer- Ramentas Na Nuvem; Só Assim Obteremos Valor Ao Máximo.