Por meio deste livro, compartilho temáticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva, bem como vivências no âmbito pessoal, social e profissional que deram origem à temática em questão. A obra é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo é analisar como a escola de ensino fundamental denominada pelo nome fictício de Roda de Sisos , da cidade de Altamira, no Estado do Pará, considerada referência na Educação Inclusiva, vem incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos. As reflexões perpassam pelas condições de acessibilidade da escola; as necessidades educacionais pedagógicas e de formação dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e na Sala de Recurso Multifuncional; as principais experiências vivenciadas pela escola com ênfase nas práticas educativas; projeto Político Pedagógico e relação escola-família e comunidade, entre outras. É com satisfação que coloco esta obra a sua disposição, convicta da importância de instigar novos olhares e contribuições.