A Quem Interessa A Educação Como A Educação É Tematizada Pelos Diferentes Grupos Sociais Que Determinações Históricas Estão Na Base Das Inflexões Que A Educação Sofre No Processo De Organização Da Sociedade Republicana Esses Questionamentos Levam Este Estudo A Percorrer, Novamente, O Período Conhecido Como Primeira República. Por Meio Dele, Pode-Se Inferir Que O Tema Educacional Está Articulado A Interesses Contraditórios E Muitas Vezes Excludentes. No Processo De Constituição Desse Período Histórico, A Tematização Da Educação Comosalvadora Dapopulação Inculta E Despreparada Para A República Recém-Implantada Vai, Gradativamente, Cedendo Lugar Para A Tematização Da Educação Comodisciplinadora Do Trabalhador, Uma Vez Que A Distribuição Dos Indivíduos Organizava-Se De Acordo Com A Sociabilidade Capitalista. Nesse Contexto, Observam-Se Algumas Inflexões: O Deslocamento De Umacidadania Abstrata Para Umacidadania Regulada Pelo Lugar Do Indivíduo Na Estratificação Ocupacional Do Trabalho; Do Debate Político Para O Plano Pedagógico; Da Educação Pública Para A Privada E O Reforço Ao Discurso Ideológico Da Educação Como Equalizadora De Oportunidades Que, Em Última Instância, Tem Como Propósito A Produção De Umadesigualdade Justa. Em Tempos De Culto Ao Novo E A Todos Osneos Vale A Pena Dar Um Pouco De Atenção Aos Determinantes Históricos A Fim De Dimensionar, Corretamente, O Presente Compreendido Comotensão Dialética Entre O Passado E O Futuro. Hobsbawm Leia Mais