A Horta Escolar E O Ensino De Ecologia Traz A Participação Direta Dos Discentes Com Suas Opiniões Orais E Escritas Durante A Realização De Uma Sequência Didática Para O Estudo E Aprendizagem Sobre A Temática Das Interações Ecológicas Utilizandouma Horta Escolar
Os Discentes Partiram De Ideias E Conhecimentos Prévios Para A Formação De Conceitos Mais Elaborados Durante Os Encontros Podemos Associar Os Animais As Plantas O Solo A Água E A Luz Solar Para Construir Conceitos Ecológicos Que Apresentamos Nesta Obra E Durante As Rodas De Conversa Atividades Teóricas E Práticas A Oralidade Dos Discentes Foi O Destaque Da Obra Que Traz As Opiniões E Reflexões Desses Alunos Buscouse Reduzir A Visão Antropocêntrica E Utilitarista Sobre Os Recursos Ambientais E Incentivar A Percepção Do Homem Enquanto Parte Do Meio Ambiente A Interpretação Sobre O Funcionamento Das Cadeias Tróficas E Que Por Estarmos Interligados Precisamos Respeitar E Preservar O Ambiente Em Que Vivemos E Buscar Construir Conceitos Ecológicos Que Nos Remetam À Preservação Ambiental
A Oralidade Desenvolvida Pelos Alunos Foi Relevante Para A Troca De Conhecimentos E Aprendizagens Entre Os Participantes Dessa Experiência Ao Contar Com Aulas Práticas E Teóricas Que Possibilitaram A Observação O Questionamento A Crítica A Exposição De Ideais E A Compreensão Das Relações Ecológicas Entre Os Seres Vivos E O Meio Ambiente Que Propõe Ter Ocorrido Modificações Na Forma De Agir Sobre As Questões Ambienta