Leitura Deste Livro Exige Um Pacto Entre Os Organizadores E Seus Possíveis Leitores Já Que Seu Título É Enganoso Posto Que Essa Coletânea De Textos Apenas Não Cumpre A Função De Estudar O Desenvolvimento E A Consolidação Da História Da Educação Matemática Como Campo De Pesquisa Este Livro Deve Ser Compreendido Como Parte De Um Conjunto Composto Tanto Por Outros Livros Quanto Pelas Ações Cotidianas De Inúmeros Pesquisadores Desde Os Já Consagrados Até Os Que Se Iniciam Na Pesquisa Em História Da Educação Matemática Nos Mais Distintos Níveis De Formação E Nas Mais Variadas Instituições Ele Portanto Deve Ser Concebido Como Mais Uma Etapa Na Construção De Um Edifício Visando Ao Mesmo Tempo Projetá-Lo E Executá-Lo Este O Pacto A Ser Firmado Aqui Em Particular Este Livro Compõe Uma Série De Livros - Dos Quais Quatro Já Foram Publicados1 Estando Vários Ainda Por Vir - Que Resultam Dos Encontros Nacionais De Pesquisa Em História Da Educação Matemática Os Enaphem É Esse Conjunto De Registros - Já Iniciado Mas Sem Perspectiva De Finalização - Que Permitirá Em Algum Momento Percebermos Cada Vez Com Mais Clareza E Acuidade A Arquitetura De Uma Área Cujo Interesse Central É Compreender A Matemática Escolar No Correr Do Tempo Com Suas Tendências Seus Atores Seus Temas E Suas Metodologias Nos Mais Variados Cenários