Todo Livro Tem Uma História E Esse Não É Diferente Como Toda História É Dificil Atribuir Um Fato Ou Um Personagem Que Indique Quando Esse Projeto Se Iniciou Isto É História Cultural Das Ciências E Educação Discutindo Fronteiras Foi Um Livro Desenvolvido A Partir De Vários Acontecimentos Entretanto É Possível Afirmar Que Suas Origens Estão Nos Diálogos E Nos Encontros Tanto De Pessoas Como De Áreas Do Saber
A História Cultural Das Ciências Busca Ressignificar Seu Objeto De Estudo Ao Compreender As Ciências Como Práticas Que Sustentam Diferentes Modos De Significação Assim Ela Busca Entender O Que Tem Sustentado A Ciência Socialmente Culturalmente E Materialmente E Quem Se Beneficiou Ou Não Com Sua Formação Perspectivas Como Essas Estudam Casos Históricos Com Vistas A Analisar A Circulação Do Conhecimento Como Forma De Problematizar E Eurocentrismo E Compreender A Contribuição De Diferentes Lugares Pessoas E Materiais Na Formação Das Ciências Isso Inclui Atores Sociais Não Visibilizados Como Escravizados Indígenas E Mulheres
Essa Virada Na História Das Ciências Acaba Por Problematizar As Desigualdades Violências E Intercâmbios Que Perpassam O Desenvolvimento Cientifico E Com Isso Se Mostram Potenciais Caminhos Para As Temáticas Hoje Consideradas Importantes Na Educação Em Ciências É Importante Sempre Lembrar Que A Educação É Um Ato Politico E Dessa Forma Pensar O Ensino De Ciências É Desenvolver Um Projeto De Sociedade